Intenção dos estudantes de medicina em atuar no SUS: fatores explicativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.54316

Palavras-chave:

Estudantes de Medicina, SUS, Expectativa profissional, Educação médica

Resumo

Apesar de seus inúmeros benefícios, é fato que uma das maiores dificuldades que o Sistema Único de Saúde enfrenta diz respeito à escassez de médicos. Tendo em vista que uma série de questões pode influenciar a decisão dos estudantes acerca de quais espaços de trabalho querem atuar, investigar essas influências pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de medidas, políticas, estratégias, que contribuam para atrair mais profissionais para o serviço público. Diante disso, este estudo objetivou evidenciar que fatores explicam a pretensão do estudante de medicina optar pela atuação no SUS e verificar se existem diferenças nesta intenção entre estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e aqueles que não têm o BIS como graduação prévia. Para tanto, foram aplicados questionários a 438 estudantes e foi utilizado o software SPSS para processamento dos dados. A partir disto, identificou-se que renda familiar, recebimento de auxílios estudantis e experiências metodológicas com casos clínicos, narrativas médicas e teatro são fatores de influência nessa escolha. Acerca da influência da renda, acredita-se que a visão da profissão enquanto método de ascensão social pode ser uma das justificativas. Enquanto isso, quanto às experiências metodológicas, acredita-se que lançar mão de estratégias criativas e que considerem as Humanidades é fundamental. Assim, acredita-se que este estudo pode contribuir para o delineamento de políticas de formação e educação em saúde que considerem tais informações, e dessa maneira, possam estimular os estudantes a escolherem o SUS como espaço de trabalho, ajudando a fortalecê-lo.

Biografia do Autor

Vitória Batista Calmon de Passos, Universidade Federal da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (EISU) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estudante de Graduação em Farmácia, UFBA. Bacharel Interdisciplinar em Saúde, UFBA.  

Renata Meira Veras, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia. Professora Associada do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFBA. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade e do Programa de Pós Graduação em Psicologia - UFBA. Bolsista produtividade CNPq nível 2.

Vagner Herculano de Souza, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Mestre. Doutorando em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Sheyla Fernandes, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Psicologia. Professora Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade de Alagoas. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFAL. Bolsista produtividade CNPq nível 2.

Pedro Afonso Cortez, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Psicologia. Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo. 

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

de Passos, V. B. C., Veras, R. M., de Souza, V. H., Fernandes, S., & Cortez, P. A. (2022). Intenção dos estudantes de medicina em atuar no SUS: fatores explicativos. Revista Sustinere, 10(2), 384–401. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.54316