Educação interprofissional em uma Faculdade Federal de Odontologia: uma análise exploratória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53895

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Formação Profissional em Saúde, Odontologia, Aspectos Multiprofissionais, Relações Interprofissionais

Resumo

A educação interprofissional (EIP) desenvolve competências colaborativas favoráveis para formação de profissionais na saúde, como trabalho em equipe, resolutividade e integralidade da atenção em saúde, porém experiências sobre EIP no ensino da Odontologia no Brasil são escassas. O objetivo deste trabalho foi analisar os planos de ensino da matriz curricular do curso de Odontologia, de uma instituição pública, no que se refere à EIP. Foi realizada pesquisa documental, descritiva, exploratória, com análise dos planos de ensino das disciplinas obrigatórias e optativas, disponibilizados pelo Colegiado de Graduação em 2019 do curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre as 97 disciplinas, distribuídas do 1° ao 10° período, nenhuma disciplina citou pressupostos ou princípios da EIP. Apenas oito mencionaram alguma ação multiprofissional totalizando 15% da carga horária total do curso que corresponde a 4005 horas. Os planos de ensino evidenciaram o trabalho multiprofissional por observação (n=3) e atuação com outros profissionais (n=5). Das disciplinas que apresentam interação com outros profissionais, somente uma tem sua prática dentro da Faculdade de Odontologia. Foi percebido que estas disciplinas com trabalhos multiprofissionais são campos estratégicos para a inserção da EIP no currículo de Odontologia da UFMG. Estes resultados sugerem que a EIP é inexistente dentro do projeto pedagógico do curso em Odontologia na UFMG, quadro comum em outras instituições nacionais que oferecem este curso. Nesse sentido, é necessário um apoio e incentivo aos cursos de Odontologia para que promovam mudanças em seus currículos, visando contribuir para qualificação dos profissionais e na atenção à saúde.

Biografia do Autor

Débora de Oliveira Camargos, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de graduação da Faculdade de Odontologia da UFMG

João Henrique Lara do Amaral, Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Odontologia – PUC Minas
Mestrado em Demografia – UFMG
Doutorado em Odontologia (área: Saúde Coletiva) – UFMG
Docente do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da UFMG

Najara Barbosa da Rocha, Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Odontologia – UNESP

Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Odontologia Preventiva e Social - UNESP

Docente do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da UFMG

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Publicado

27-01-2022

Como Citar

Camargos, D. de O., Amaral, J. H. L. do, & Rocha, N. B. da. (2022). Educação interprofissional em uma Faculdade Federal de Odontologia: uma análise exploratória. Revista Sustinere, 9(2), 498–513. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53895