Concepções de saúde na formação inicial em educação física: uma perspectiva discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.53840

Palavras-chave:

Concepção de Saúde, Educação Física, Escola, Formação Inicial.

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é identificar o conceito de saúde, a partir do olhar dos discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino superior pública. Partindo de um estudo de natureza descritiva com abordagem predominantemente qualitativa, a amostra compreendeu um total de 19 sujeitos com idades entre 23 e 48 anos, sendo 14 homens e 5 mulheres. Os participantes responderam um questionário misto composto por cinco (5) questões. Os resultados da pesquisa revelaram que os aspectos bio/fisiológicos são características essenciais para que uma pessoa seja considerada saudável. Os participantes evidenciaram que durante a sua formação acadêmica tiveram acesso a diversos espaços e recursos educativos de como abordar a saúde na Educação Física Escolar. Para além dos ensinamentos adquiridos no em sala de aula participaram de eventos científicos, realizaram leituras de livros e/ou artigos e pesquisas em sites disponíveis na internet. No tocante a Educação Física na escola, a mesma emerge como uma forma de contribuir efetivamente para a saúde dos acadêmicos. Portanto, faz-se necessário compreender a Educação Física enquanto uma disciplina capaz de educar para a saúde no ambiente escolar, além de sensibilizar os docentes para o ensino e prática da saúde em uma perspectiva ampla, abrangente e interdisciplinar.

Biografia do Autor

Itamarcia Oliveira de Melo, Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar/Universidade Estadual do Ceará

Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE/UECE com estudos voltados para a Formação de Professores e a promoção da Saúde na Escola. Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2015). Cursando Especialização em Educação Escolar. Participou do Projeto de Extensão Centro de Tratamento de Transtornos Alimentares (CETRATA/UFC), com especificação na prevenção à obesidade infantil, no projeto CETRATA nas Escolas, com intervenções na rede pública de ensino da cidade de Fortaleza; Atuou como professora temporária da rede municipal de ensino de Fortaleza (2015-2017). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE sob a orientação do Prof. Dr. Heraldo Simões Ferreira. O

Heraldo Simões Ferreira, Departamento de Educação Física/Universidade Estadual do Ceará

Realizou pós doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de Educação Física Escolar (UNESP, 2016) tendo como orientadora a Professora Dra. Suraya Darido. Doutor em Saúde Coletiva (UECE, 2011). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR, 2005). Especialista em Psicomotricidade (UECE, 2001).Professor de Educação Física (UNIFOR, 1992) (CREF - 590 G/CE). É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará desde 2005. É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE - PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação). É professor permanente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde - CMEPES/UECE. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE, desde 2013, cadastrado no CNPQ. Coordenador do Curso de Graduação em Educação Física à Distância da UECE/UAB, desde 2016. Coordenador da Especialização em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (UECE), desde 2012. Coordenador do Projeto de Extensão - Núcleo de Danças e Lutas da UECE (NUDAL), desde 2009. É conselheiro no Conselho Regional de Educação Física - CREF5, desde 2015. Foi professor de Educação Física escolar na Educação Básica pública e privada durante 16 anos. É avaliador de cursos de graduação - INEP/MEC. Possui 76 artigos publicados. Possui 12 livros publicados como autor principal ou organizador. Possui 34 capítulos de livro publicados. É Faixa Preta de Karate 6º Grau (CBK/FCK). Foi deca campeão cearense, tri campeão norte-nordeste e bi campeão brasileiro de Karate - CBK. Foi terceiro colocado no sul americano de Karate, no Uruguai. Foi convocado para a seleção brasileira de Karate em três oportunidades. É faixa azul em Judô e Jiu Jitsu. Estuda e pesquisa formação de professores de Educação Física Escolar, saúde na escola, desenvolvimento psicomotor e lutas na escola.

Diogo Queiroz Allen Palácio, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Especialista em Fisiologia do Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (2016). Mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Doutorando em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino no Ceará (SEDUC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE).

Karlla Conceição Bezerra Brito Veras, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde- UECE (2019). Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017),apresentando conhecimento no uso de Metodologias Ativas em sala de aula. Especialista em Obstetrícia pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza- FAMETRO (2014). Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (2011). Concursada na Prefeitura Municipal de São Benedito-Ceará, no cargo de enfermeira da Estratégia Saúde da Família (2012), onde atuou exercendo o cargo de Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), na Secretaria Municipal de Saúde de São Benedito-Ceará (2014-2017). Ministra aulas nos cursos de Pós-Graduação em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família e Pós-Graduação em Enfermagem em Obstetrícia e Neonatologia, no Instituto de Teologia Aplicada (INTA), Sobral-Ceará. É membro do Projeto de Extensão: Em Sintonia com a Saúde (S@S) através da Web Rádio AJIR da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX/UECE. E participa do Grupo de Pesquisa: Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva do Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde- LAPRACS, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem interesse nas áreas de Saúde Coletiva, Cuidado em Saúde por meio das Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação, Adolescência e Juventudes, Saúde Sexual e reprodutiva e Saúde da Mulher

Kessiane Fernandes Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui Mestrado Acadêmico em Educação na Universidade Estadual do Ceará - UECE (2018). Possui especialização em Educação Física Escolar pela UECE (2009), graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela UECE (2005). Atualmente é professora efetiva de Educação Física na rede municipal de ensino de Fortaleza; docente na Faculdade Terra Nordeste no Curso de Educação Física; redatora do Documento Curricular Referencial do Ceará (Educação Física - ensino fundamental). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Stela Lopes Soares, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorado em Educação (andamento) pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela UFRGS. Especialista em Saúde da Família pela UVA. Possui graduação em Educação Física em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Atuou como Docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Coordenadora de Área do Programa de Iniciação a Docência- PIBID, no Subprojeto Educação Física, nesta Universidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE/ UECE. Possui Bacharelado em Fisioterapia pelo Centro Universitário UNINTA e ainda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Atividade Física e Saúde, Formação Docente, Formação Inicial, Prática Pedagógica, Avaliação Educacional, Jogos, Práticas Lúdicas e Recreação. Trabalha como docente no curso de Educação Física no Centro Universitário INTA- UNINTA. 

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Publicado

21-12-2020

Como Citar

Melo, I. O. de, Ferreira, H. S., Palácio, D. Q. A., Veras, K. C. B. B., Nascimento, K. F., & Soares, S. L. (2020). Concepções de saúde na formação inicial em educação física: uma perspectiva discente. Revista Sustinere, 8(2), 492–504. https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.53840