Percepção dos estudantes de terapia ocupacional sobre a interprofissionalidade: influências na formação acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53783

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Educação Interprofissional, Educação Superior, Pesquisa qualitativa

Resumo

O ensino integrado e interprofissional vêm sendo aplicado como estratégia na formação dos estudantes da área da saúde. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer como o estudante de Terapia Ocupacional percebe sua formação integrada e interprofissional aos outros cursos da saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa com uso de entrevistas analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Foram entrevistados estudantes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública do nordeste brasileiro. O estudo evidencia a dificuldade dos discentes em discorrer sobre os conceitos de formação interprofissional e trabalho em equipe; também aponta que o acesso às práticas interprofissionais é pequeno, principalmente nas atividades curriculares, demonstra, portanto, que para ter experiências desse tipo na formação é necessário o envolvimento em atividades de extensão ou extracurriculares. Conclui-se que a Universidade deve estimular a formação interprofissional por meio da qualificação dos docentes, integração das grades curriculares dos diversos cursos, e incentivo às metodologias de ensino que intensifiquem as práticas interprofissionais.

Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Torres, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Graduação em Terapia Ocupacional (UNCISAL). Membro do grupo de Pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade” (UNCISAL/CNPq).

Kássia Luzia Lima Rodrigues, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Graduação em Terapia Ocupacional (UNCISAL). Membro do grupo de Pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade” (UNCISAL/CNPq).

Claudio José dos Santos Júnior, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Graduação em Ciências Biológicas (ULBRA). Graduando em Medicina (UNCISAL). Mestrando em Ensino na Saúde e Tecnologia (UNCISAL). Membro do grupo de Pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade” (UNCISAL/CNPq).

John Victor dos Santos Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Graduação em Enfermagem (UNCISAL). Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Membro do grupo de Pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade” (UNCISAL/CNPq).

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Centro Universitário Cesmac (CESMAC).

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Docente Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Docente do Mestrado em Pesquisa em Saúde do Centro Universitário Cesmac (CESMAC). Líder do grupo de Pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade” (UNCISAL/CNPq). Doutora em Ciências (USP). Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (USP). Especialista em Saúde Pública (USP). Graduação em Terapia Ocupacional (USP).

Referências

ARAÚJO, T. A. M.; VASCONCELOS, A. C. C. P.; PESSOA, T. R. R. F.; FORTE, F. D. S. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 21, n. 62, p. 601-613, Set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v21n62/1807-5762-icse-1807-576220160295.pdf. Acesso 20 de Julho de 2019.

ARRUDA, G. M. M. S.; BARRETO, I. C. H. C.; RIBEIRO, K. G.; FROTA, A. C. O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, supl. 1, p. 1309-1323, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v22s1/1807-5762-icse-1807-576220160859.pdf. Acesso em: 20 de Julho de 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

CAMARGOS, M. A.; FERREIRA, M. V. F. B.; MAXTA, B. S. B.; PEDROSO TOMASI, A. R. P. A inserção dos terapeutas ocupacionais na rede de atenção à saúde do SUS em Minas Gerais entre os anos de 2005 e 2015. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 25, n. 2, p. 363-372, 2017. Disponível em: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1732. Acesso em: 20 de Julho de 2020.

CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p.41-65, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312004000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 de setembro de 2019.

COLLISELLI, L.; TOMBINI, L. H. T.; LEBA. M. E.; REIBNITZ, K. S. Estágio curricular supervisionado: diversificando cenários e fortalecendo a interação ensino-serviço. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 62, n. 6, p. 932-937, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000600023&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 de setembro de 2019.

DRUMMOND, A. F. Fundamentos da terapia ocupacional. In: CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Terapia Ocupacional: fundamentação & prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 10-17. PMCid:PMC2474914.

FERREIRA, G. Formação e atuação interprofissional no Centro Pró Sorriso da Universidade de alfenas - UNIFENAS: Trabalho em equipe e educação interprofissional na atenção às deformidades: uma análise. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade de São Paulo. São Paulo. 2017.

FURTADO, J. P. Equipes de referência: arranjo institucional para potencializar a colaboração entre disciplinas e profissões. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 11, n. 22, p. 239-255, Ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 de Maio de 2020.

HORSBURGH, M.; LAMDIN, R.; WILLIAMSON, E. Multiprofessional learning: the attitudes of medical, nursing and pharmacy students o shared learning. Medical Education, Oxford, GB, n. 35, p. 876-883, 2001. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11555226/. Acesso em: 12 de Setembro de 2019.

LINS, S.R.A.; MATSUKURA, T.S. A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 23, n. 4, p. 689-699, 2015. Disponível em: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1192. Acesso em: 20 de Julho de 2020.

MADRUGA. L. M. S.; RIBEIRO, K. S. Q. S.; FREITAS, C. H. S. M.; PÉREZ, I. A. B.; PESSOA, T. R. B. F.; BRITO, G. E. G. O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 19, supl. 1, p. 805-816, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500805&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 de Julho de 2019.

MEDEIROS, M. H. R. Terapia ocupacional: um enfoque epistemológico e social. São Carlos: Edufscar, 2009.

MINAYO M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. 12ª edição. São Paulo: Hucitec, 2010.

MORETTI-PIRES, R. O. Complexidade em Saúde da Família e formação do futuro profissional de saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, p. 153-166, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000300013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 de Agosto de 2019.

PERES, C. M.; ANDRADE, A. S.; GARCIA, S. B. Atividades extracurriculares: multiplicidade e diferenciação necessárias ao currículo. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 31, n. 3, p. 203-211, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 de Janeiro de 2017.

SCARCELLI, I.; ALENCAR, S. Saúde Mental e Saúde Coletiva: intersetorialidade e participação em debate. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 1, n°1, 2009.

SILVA, J. V. S.; RIBEIRO, M. C. O docente de Enfermagem e sua percepção sobre as ações integrativas na Saúde e na formação interprofissional. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 2, p. 245-261, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2464. Acesso em: 14 de Agosto de 2020.

SILVA, J. V. S.; SANTOS JR, C. J.; RIBEIRO, M. C. Ensino integrado em Saúde e prática interprofissional. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.14820. Acesso em: 14 de Agosto de 2020.

SILVA, J. V. S.; SANTOS JR, C. J.; BRANDÃO, T. M.; RIBEIRO, M. C. Congresso Alagoano de Saúde Mental: experiências, desafios e contribuições para a formação na atenção psicossocial. Revista Docência do Ensino Superior, v. 11, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.19800. Acesso em 14 de Agosto de 2020.

SILVA, R. H. A.; SCAPIN, L. T.; BATISTA N. A. Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe. Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, p. 167-184, mar. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v16n1/v16n1a09.pdf. Acesso em: 14 de Agosto de 2020.

SOARES, L. B. T. História da terapia ocupacional. In: CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Terapia ocupacional: fundamentação & prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 3-9. PMCid:PMC2474914.

TORRES, M. L. R. O brincar e suas implicações no cotidiano de crianças hospitalizadas: Relato de experiência. In: Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional - CBTO, 2015. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro; ATOERJ, 2016.

UCHÔA, A. C.; VIEIRA, R. M. V.; ROCHA, P. M.; ROCHA, N. S. D.; MAROTO, R. M. Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantil. Physis, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 385-400, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000100021&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 de Julho de 2019.

Downloads

Publicado

03-08-2021

Como Citar

Torres, M. L. R., Rodrigues, K. L. L., Santos Júnior, C. J. dos, Silva, J. V. dos S., & Ribeiro, M. C. (2021). Percepção dos estudantes de terapia ocupacional sobre a interprofissionalidade: influências na formação acadêmica. Revista Sustinere, 9(1), 65–80. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53783