Uso do Google Sala de Aula no Ensino-Aprendizagem de Anatomia Humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53753

Palavras-chave:

Anatomia Regional, Aprendizagem ativa, Ensino à distância, Ambiente virtual de aprendizagem, Projeto de Tecnologia de Informação e Comunicação

Resumo

Existe um afunilamento cada vez mais crescente dos limiares entre educação e tecnologias. As mudanças vivenciadas são constantes e rápidas, principalmente nas áreas da comunicação e saúde. O objetivo do presente trabalho é conhecer como as tecnologias da informação e comunicação influenciam o ensino-aprendizagem da Anatomia Humana no curso de graduação em Enfermagem. Pesquisa prospectiva com delineamento descritivo, abordagem quantitativa do tipo analítica com correlação entre variáveis. A análise de dados por meio de questionários e descrevendo as etapas do desenvolvimento e implementação do ambiente virtual de aprendizagem. Desenvolvido em uma instituição de ensino superior de grande porte do interior do estado de São Paulo. Os dados foram analisados usando-se estatística descritiva, cálculos de frequência e outras medidas que se mostraram importantes no momento da análise. A amostra inicial de 16 alunos participantes da pesquisa, 75% já conhecem o ambiente virtual de aprendizagem e 56,25% conhecem a ferramenta Google Sala de Aula, mas não a utilizam em suas aulas. Nos questionários, 75% julgaram que as metas foram alcançadas e 75% relataram que os conteúdos expostos estavam “dentro do esperado” e “maior que o esperado”. Concluímos que o ambiente virtual de aprendizagem é uma ferramenta importante para o ensino-aprendizagem de Anatomia Humana.

Este Artigo é derivado da dissertação de Mestrado intitulada: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem de Anatomia Humana de 2019.

 

Biografia do Autor

Mayra Nunes de Freitas, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto -FAMERP Programa de Mestrado em Enfermagem nível Mestrado Acadêmico.

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP-2004). Especialista em Biologia e Patologia Celular pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho " (UNESP-2008) Mestre pelo programa de Pós Graduação em Enfermagem Stricto Sensu da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- FAMERP (2020). Docente em Anatomia e Fisiologia Humana e Neuroanatomia, nos cursos de Tecnologia em Radiologia, Fisioterapia e Estética e Cosmética pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO-2013).

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Alexandre Lins Werneck, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Possui graduação em Letras com habilitação em Tradução e Interpretação pela União das Faculdades dos Grandes Lagos - UNILAGO (2005). Iniciação Científica e trabalho de Conclusão de Curso - Glossário Inglês-Português de Medicina com 2000 termos. Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) (2009); Eixo Temático: Medicina e Ciências Correlatas; Foco Temático: Anatomia Humana; Linha de Pesquisa: Aspectos Pedagógicos-metodológicos da Educação no Contexto da Saúde; Dicionário de Termos Médicos lançado em 2007 pela Disal. Tradutor das Editoras Guanabara-Koogan (Rio de Janeiro) e ArtMed (Porto Alegre). Elaboração de Dicionário Terminológico Inglês-Português-Espanhol em Anatomia Cardiológica como resultado da dissertação de Mestrado. Terminologia Cardiológica Atualizada Multilingue. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP. Tradutor e Revisor da Revista Arquivos de Ciências da Saúde - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP. Docente Responsável pela Disciplina de Inglês Instrumental do Curso de Graduação em Medicina da FAMERP. Docente responsável pela Disciplina de Metodologia Científica na COREMU- Comissão de Residência Multiprofissional (Departamento subordinado à Pós-Graduação da Famerp). Orientador credenciado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ? Mestrado Acadêmico ? Faculdade de Enfermagem da FAMERP. Área de Concentração: Processo de Trabalho em Saúde. Linhas de Pesquisa: Gestão e Educação em Saúde. Pesquisa com Tecnologia da Informação na Pesquisa e na Educação à Distância na Área da Saúde. Lìder do Grupo de Pesquisa Educação em Saúde na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, na Linha de Pesquisa Educação na Busca da Saúde - EDUS - FAMERP Participa do Grupo de Pesquisa Rede de Estudo e Pesquisa em Validação de Ferramentas e Protocolos na Área da Saúde - REPVPAS-EERP-USP ESTUDOS, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NA SAÚDE - DGP - FAMERP 

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Rita de Cássia Helú Mendonça Ribeiro, Faculdade de Medicina de São josé do Rio Preto.

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), Especialização em Administração em Serviços da Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto (1994), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000), Especialização em Enfermagem em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (2001) e doutorado em Em Ciências E Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2009). Atualmente é representante pedagógica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, professor adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP e coordenador do curso de Especialização de Enfermagem em Nefrologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP vinculado à FAEPE. Coordenadora do Aprimoramento de Enfermagem em Nefrologia FAMERP/FUNFARME .Coordenadora docente da Liga de Geriatria e Gerontologia da FAMERP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, gerontologia, hipertensão arterial, chronic renal failure e emergência. 

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Daniele Alcalá Pompeo, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto FAMERP (2000); Especialização modalidade Residência pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2002); Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP,USP (2007); Doutorado pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, USP (2012). Professora Doutora Adjunta da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FAMERP, nível mestrado acadêmico. Desenvolve atividades científicas nas seguintes linhas de pesquisa: Processo de cuidar nos ciclos de vida, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Processo de enfermagem; Saúde mental; Busca, extração, seleção, análise e síntese de evidências científicas. 

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Luciene Cavalcante Rodrigues

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Rio Preto (1998), Licenciatura em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008), Pedagogia (2020), mestrado em Engenharia Elétrica (2002) e doutorado em Ciências na área de Física Computacional (2012), ambos pela Universidade de São Paulo, também possui especialização em Design Instrucional para EAD Virtual pela UNIFEI (2010), Didática do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2010), Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela UFF (2010) e Especialização em Educação a Distância - Habilitação em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (2016). Atualmente é tempo parcial da Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto e tempo integral no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Votuporanga. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento de Imagens, Informática Aplicada à Saúde, Educação, Jogos, Soluções Web e Computação Móvel. É líder do grupo de Pesquisas sobre Tecnologias e Práticas Inovadoras Aplicadas ao Ensino cadastrado no CNPq, certificado pelo IFSP e contando com parceria com a Fatec Rio Preto, também é líder do Grupo de Educadores Google de São José do Rio Preto

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Publicado

27-01-2022

Como Citar

de Freitas, M. N., Werneck, A. L., Helú Mendonça Ribeiro, R. de C., Pompeo, D. A., & Rodrigues, L. C. (2022). Uso do Google Sala de Aula no Ensino-Aprendizagem de Anatomia Humana. Revista Sustinere, 9(2), 478–497. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53753