Promoção da saúde única: concepções e percepções sobre ambiente e saúde de professores de uma escola pública em Xerém

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.52561

Palavras-chave:

Saúde única, ambiente, Processo de ensino-aprendizagem, Promoção da Saúde

Resumo

A escola é compreendida como um núcleo educativo, onde além do ensino formal, outras perspectivas como a saúde, fomentam reflexões críticas sobre a realidade e contribuem para a construção de um pensamento complexo. Nesse contexto, os professores são os mentores dos alunos no espaço escolar, pois conduzem os discentes a construção do conhecimento e de sua cidadania. Dada a relevância do binômio ‘saúde e ambiente” este estudo tem por objetivo apresentar as percepções e concepções de professores de uma escola pública, sobre saúde e ambiente, para a elaboração de propostas interventivas visando a promoção da saúde única (One Health). Para o conhecimento das concepções e percepções sobre saúde e ambiente dos docentes foi elaborado como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado constituído por perguntas abertas e semi-abertas As concepções e percepções de cada participante sobre  os temas  foram analisadas por meio da técnica análise de Conteúdo de Bardin. As concepções e percepções dos docentes quanto a saúde e ambiente estão pautadas em uma visão paradigmática sustentadas por um pensamento simplista, observado em suas falas e práticas. Essas concepções comandam o discurso e a práxis do professor, muitas vezes limitando suas possibilidades e criatividade, negligenciando o potencial de suas ações e intenções.

Biografia do Autor

Greisieli Duarte Pereira, Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (2013). Especialização na área da voz (CLINVOZ) 2017.Doutoranda e Mestre em Ensino em Biociências e saúde do Instituto Oswaldo Cruz IOC - FIOCRUZ (2020). Integrante do grupo de pesquisa Saúde e Educação Ambiental Crítica do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Integrante da equipe do projeto Plataforma CHA para Educadores.

Clélia Christina Mello-Silva, INSTITUTO OSWALDO CRUZ- IOC- FIOCRUZ

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, 1996), doutora em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2005) e possui pós doutorado em Educação (UFRRJ, 2018). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/ Fiocruz. Líder do grupo de pesquisa do CNPq -Saúde e Educação Ambiental com ênfase nas relações parasitárias. Coordenadora adjunta e docente do Curso de pos graduação lato sensu em Malacologia de vetores/ IOC/Fiocruz. Docente e orientadora do mestrado e doutorado em Ensino de Biociências e Saúde e do Mestrado profissional em Vigilância e Controle de vetores, ambos da IOC/ Fiocruz. Vice coordenadora da Câmara técnica de Promoção da Saúde e Membro da Câmara Técnica de Ensino do IOC/ Fiocruz. Coordenadora da área de Educação do Programa FioPromoS/ Fiocruz. Profissional transdisciplinar que atua na área da saúde (One Health e Planetary Health), parasitologia, Educação e Ambiente. Coordenadora da Plataforma Virtual CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para Educadores no campus virtual da Fiocruz. Lider da equipe premiada com o melhor mindset de crescimento no INOVALabs2/ Fiocruz.

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Publicado

03-08-2021

Como Citar

Pereira, G. D., & Mello-Silva, C. C. (2021). Promoção da saúde única: concepções e percepções sobre ambiente e saúde de professores de uma escola pública em Xerém. Revista Sustinere, 9(1), 184–205. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.52561