Tasy e o ensino em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51556

Palavras-chave:

Ensino em Saúde. Ensino em Enfermagem. Teoria e Prática. Ferramentas de Ensino. Tasy. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Hipermídia.

Resumo

Este estudo objetiva descrever as contribuições do software Tasy no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Em suma, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a qual teve como participantes trinta e um estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari. Todos os participantes estavam matriculados nas disciplinas destacadas, durante o primeiro semestre de 2018. O instrumento de levantamento de informações deste estudo foi o diário de campo do pesquisador que esteve presente durante as 20 horas aula da pesquisa, sendo que todos os achados foram reunidos em pontos focais compatíveis e categorizados com aproximações da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os participantes consideram o Tasy como um facilitador na realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Eles destacam suas funcionalidades, como a de prontuário, do registro de informações e, por consequente, qualificador da assistência oferecida ao cliente.  Pontua-se nos achados, a facilidade em utilizar o software na aplicação da assistência de enfermagem, reforçando a necessidade em tê-lo nos diferentes serviços de saúde. Observou-se também que o software possibilitou a realização eficaz e integral da Sistematização da Assistência de Enfermagem, estimulando a construção entre a teoria e a prática. Deste modo, também foram pontuados a eficácia do software, enquanto modelo de gestão em saúde e ferramenta eficaz para a comunicação entre as equipes.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Enfermeiro. Mestre e Doutorando em Ensino. Especialização em Gestão e Auditoria dos Serviços da Saúde e Enfermagem do Trabalho.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Informática na Educação.

Arlete Eli Kunz da Costa, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento.

Claudete Moreschi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento.

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Publicado

25-07-2022

Como Citar

Pissaia, L. F., Rehfeldt, M. J. H., Costa, A. E. K. da, & Moreschi, C. (2022). Tasy e o ensino em saúde. Revista Sustinere, 9(2), 629–640. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51556