Sentidos e significados atribuídos por estudantes de Odontologia ao Estágio Rural em Saúde Coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.51443

Palavras-chave:

Internato, estágio, estudantes de odontologia, rural, saúde coletiva.

Resumo

As atualizações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecidas para o curso de graduação em Odontologia destacaram que a formação do cirurgião-dentista deve se pautar nos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo as proximidades com as necessidades de saúde de cada realidade loco-regional. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos e os significados atribuídos à experiência do Estágio Rural em Saúde Coletiva (ERSC) por estudantes do curso de Odontologia de uma universidade pública localizada em Manaus, Amazonas. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo com dezesseis estudantes matriculados na disciplina ERSC. A técnica de grupo focal foi utilizada na coleta de dados, que posteriormente foram analisados à luz da perspectiva histórico-cultural. Identificou-se três núcleos de significação: 1) “Ver como é o atendimento odontológico fora da Policlínica”: da bolha da Policlínica ao atendimento multiprofissional; 2) Maturidade e identidade profissional: “estarei lá como um dentista e não só como um estudante”; 3) Práxis do cirurgião-dentista: “aprender a trabalhar”. Os resultados mostraram que sentidos atribuídos à experiência são pendulares, tanto positivos como negativos, e conectam-se na relação trabalho, educação e saúde. Os estudantes consideraram que o ERSC era essencial para refletirem sobre a própria práxis, e identificarem quais pontos precisavam ser melhorados na formação acadêmica. O estágio foi, ainda, percebido como uma proposta que se alinhavava com as diversidades regionais e econômicas dos sistemas locais de saúde do SUS, levando em conta as peculiaridades e singularidades dos municípios do interior do Amazonas.

Biografia do Autor

Alexandre Augusto Leão Pryjma, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Médico pela Universidade do Estado do Amazonas

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Psicólogo, doutor em saúde coletiva (IMS-UERJ) e docente na Universidade do Estado do Amazonas. Professor do Programa de Pós-Graduacao em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas e Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas

Lauramaris de Arruda Régis-Aranha, Universidade do Estado do Amazonas

Cirurgiã-dentista, doutora em odontologia (Unicamp) e docente na Universidade do Estado do Amazonas

Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Amazonas

Enfermeira, doutora em desenvolvimento sócio-ambiental (UFPA) e docente na Universidade do Estado do Amazonas

Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Psicólogo, pedagogo, doutor em saúde coletiva (Fiocruz) e docente na Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Pryjma, W. R. A. da S., Pryjma, A. A. L., Neves, A. L. M. das, Régis-Aranha, L. de A., Teixeira, E., & Ferreira, B. de O. (2022). Sentidos e significados atribuídos por estudantes de Odontologia ao Estágio Rural em Saúde Coletiva. Revista Sustinere, 10(2), 366–383. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.51443