Interest and motivation of pediatric medical residents in the pedagogical process of teaching: preceptors’ perception

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51149

Palavras-chave:

Teaching, Preceptorship, Internship and Residency, Pediatrics

Resumo

Introduction: Although many say that the resident doctor has no interest in the activities developed during the medical residency in Pediatrics, this does not seem to be true, especially when it comes to secondary and tertiary care. Objective: To evaluate the preceptors’ perception about Pediatric medical residents’ interest and motivation in the teaching process. Methods: Cross-sectional study using a semi-structured interview with preceptors in Pediatrics. Results: Included 40 (67,8%) of 59 preceptors, 80,0% women, mean age 45,3±12,5years, permanence in the Program 11,9±10,9 years, 18 (45,0%) with ≤5 years as preceptor; 18 (45,0%) reported no teacher training; 18 (45,0%) deliver/discuss syllabus. Most stress-generating rotations were urgency/emergency, pediatric intensive care unit, hospital shifts and clinical case presentations. Lower interest reported by 8 (20,0%); 31 (77,5%) greater interest in practical activities; 18 (45,0%) reported interest and motivation for theoretical-practical contents. In those with time ≤ 5years, 6 (33,3%) reported lack of enthusiasm; in the group > 5years, 2 (9,1%) reported lack of enthusiasm (p=0,057). For motivation, in both groups ≤5years (16,7%) and >5years (13,6%), 3 reported lower motivation (p=0,789). Conclusions: Preceptors acknowledge that residency in medical education is important, but it is also stress-inducing. Accordingly, it is necessary to consider on the pursuit for modern teaching processes, allowing training, professional and personal growth, with prevention of organic and emotional dysfunctions, enhancing interest and motivation for the teaching process.

Biografia do Autor

Valmin Ramos Silva, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES – EMESCAM

Biólogo (1984) Médico (1987) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pediatra (Residência Médica) em 1998 no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, Vitória, ES (HINSG); Especialização em Nutrição pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Mestrado em Biologia Vegetal em 2004 (UFES), Doutorado Pediatria 2003 (UFMG). Título de Medicina Intensiva Pediátrica (1982) pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira, Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Título de Nutrologia Pediátrica (2011) pela Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN/Sociedade Brasileira de Pediatria. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (PPGPPDL) da EMESCAM. Atualmente, Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da EMESCAM; Editor Chefe da Editora Universitária da EMESCAM. Parecerista Ad hoc dos seguintes periódicos: Revista Texto & Contexto; Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais e da Saúde, Asian Research Journal of Gynaecologogy And Obstetrics; Revista da Associação Médica Brasileira, BMC Pediartrics; Revista Paulista de Pediatria e Revista Residência Pediatrica. Exerceu as funções de Diretor do HINSG, Coordenador e preceptor dos Programas de Residência Médica em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica do HINSG. Atua na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, Nutrologia e Política Pública de Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional. Publicou diversos artigos em periódicos especializados (32), em anais de eventos (165), capítulos de livros (49) e 5 livro publicado/organizado. Orientador de mestrado em PPGPPDL, área de concentração Políticas de Saúde, Processos Sociais e Desenvolvimento Local, na área de Ciências Sociai Aplicadas. Na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são frequentes os termos: Crianças, Adolescentes, Avaliação Nutricional, Composição corporal, Isótopos Estáveis, Determinantes Sociais; Politicas de Saúde.

Janine Pereira da Silva, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES – EMESCAM

Graduada (2007) em Nutrição pela Universidade Vila Velha (UVV). Mestre (2010) e Doutora (2014) em Ciências da Saúde: Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estágio de Pós-Doutoramento (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) ? Edital FAPES/CAPES n.° 009/2014 ? Bolsa de Fixação de Doutores. Atualmente, é docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (PPGPPDL) da EMESCAM; Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da EMESCAM; Membro do Corpo Editorial e Revisora da Revista Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais e da Saúde da EMESCAM; e Membro da Comissão Coordenadora e de Bolsas do PPGPPDL da EMESCAM . Tem experiência na área de nutrição, com ênfase em nutrição infantil, estudando os seguintes temas: avaliação nutricional e da composição corporal com uso de isótopo estável, doenças crônicas não transmissíveis, saúde materno-infantil, aleitamento materno, segurança alimentar e nutricional e interfaces com as políticas públicas de saúde.

Loise Cristina Passos Drumond, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES – EMESCAM

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), especialização em Linguística Aplicada ao Texto pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989) e mestrado em Foreign Language Education - University of Tennessee System (1992), como bolsista do CNPq. Especialização e Formação em Psicanálise Clínica pela Universidade Iguaçu, RJ (2013). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação Regional Serrana.(2017). Atualmente, cursando Psicologia na Associação Vitoriana de Ensino Superior (FAVI). Professora no curso de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia - EMESCAM. 

Catarina Bubach Ribeiro Alves, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES – EMESCAM

Acadêmica de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Presidente da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade do Espírito Santo (LIASE.ES). Diretora científica da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAURGEM) do Espírito Santo. Local Exchange Officer for Incomings (LEO IN) da Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) da Emescam. Membro efetivo da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do Espírito Santo (LASCES). Atuou como monitora da disciplina Medicina, Ciência e Tecnologia do curso de graduação em Medicina da EMESCAM durante o ano de 2020

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

1- Professor voluntário da UFES/PPGE interessado nas questões relacionadas à educação especial e saúde, como pedagogia hospitalar e classe hospitalar com foco no método fenomenológico de pesquisas e teorias dessa esfera. 2- Professor titular aposentado do DETEPE/ UFES/ CE. 3- Leciona e pesquisa nos cursos de mestrado, doutorado, especialização, supervisão de pós-doutorado em Educação/ UFES. 4- Residência Pós-Doutoral em Educação pela FAE/UFMG - Área: Conhecimento e Inclusão Social; 5- Pós-Doutorado em Educação pela UFES/CE/PPGMPE - Área: Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar; 6- Doutor em Psicologia pelo IP/USP - Área: Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano; 7- Mestre em Educação pelo PPGE/UFES - Área: Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais; 8- Graduações: Bacharel e Licenciado Pleno em Psicologia; Formação de Psicólogos; 9- Títulos profissionais (psicólogo): Psicologia Clínica; Psicopedagogia; 10- Licenciado em Pedagogia - escolar e não escolar: ensino infantil e fundamental até a quinta serie, gestão educacional etc.; 11- Licenciaturas via formação pedagógica em Filosofia, em Matemática e em Biologia. 12- Tem experiência em administração/ chefia do antigo Departamento de Fundamentos e Orientação Educacional - DFEOE/UFES - de 07/03/2001 a 07/03/2002. 13- Foi um dos fundadores e primeiro subchefe do atual Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais - DTEPE - de 01/04/2008 a 08/05/2008. 14- PESQUISA: Linha de pesquisa: Educação Especial e Processos Inclusivos. Coordenador do projeto guarda-chuva de pesquisa: Aprendizagem e desenvolvimento humano sob a ótica fenomenológico-existencial: Educação Especial, Pedagogia Social e Hospitalar, Psicopedagogia. 15- Coordenador do: Grufei - Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) e Inclusão. 16- Membro do G-PEFE - Grupo de Pesquisa em Fenomenologia na Educação. 17- ENSINO DE DISCIPLINAS UNIVERSITÁRIAS PRESENCIAL E A DISTANCIA: Educação Especial e Educação Inclusiva e correlatos; Psicologia Educacional e correlatos.

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Publicado

03-08-2021

Como Citar

Silva, V. R., Silva, J. P. da, Drumond, L. C. P., Alves, C. B. R., & Pinel, H. (2021). Interest and motivation of pediatric medical residents in the pedagogical process of teaching: preceptors’ perception. Revista Sustinere, 9(1), 36–49. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51149