A visita domiciliar como estratégia de cuidado em saúde: reflexões a partir dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.50869

Palavras-chave:

Visita Domiciliar, Atenção Primária à Saúde, Atenção à Saúde, Saúde da Família, NASF

Resumo

O artigo discute as visitas domiciliares como estratégia de cuidado em saúde no âmbito da Atenção Básica à Saúde, no Brasil, tomando como base a organização de práticas de saúde pelas equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Partindo da sistematização de experiências coletivas e da problematização do fazer cotidiano, em um espaço de Educação Permanente em Saúde desenvolvido com inspiração nas técnicas do Grupo Operativo, as reflexões empreendidas derivam de oficina realizada junto a profissionais do NASF-AB, da cidade do Recife, Pernambuco, assim como da experiência acumulada por seus autores no desenvolvimento de visitas domiciliares a usuários e famílias sob seus cuidados. Da experiência narrada, revelam-se como resultados apontamentos práticos traduzidos em questões a serem consideradas pelas equipes de saúde nos processos de planejamento, operacionalização e avaliação das visitas domiciliares, tomando sua potência produtiva em concretizar atos de saúde centrados no cuidado e na melhoria da situação de saúde da população assistida. O artigo conclui que ao se pautarem nas relações estabelecidas e nas diversas trocas de saberes que delas emergem, as visitas configuram-se como potentes estratégias técnico-assistenciais e pedagógicas para o processo de cuidado em saúde, desvelando efeitos positivos no acompanhamento de usuários e famílias.

Biografia do Autor

Túlio Romério Lopes Quirino, Divisão de Educação na Saúde. Secretaria de Saúde de Recife. Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) Núcleo de Estudos em Medicina Social e Preventiva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2009), especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo IEP Sírio Libanês (2015), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrando em Saúde Coletiva no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e especializando em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências no IEP Sírio Libanês. É pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades da Universidade Federal de Pernambuco (GEMA/UFPE), bem como ao Núcleo de Pesquisas em Medicina Social e Preventiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Servidor público municipal, com atuação na Unidade de Formação e Educação na Saúde (UFES/DEGTES/SESAU), estando atualmente na chefia da Divisão de Educação na Saúde (DES). Atuou na equipe da Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura do Recife, onde atualmente desenvolve atividades como docente e tutor. Atuou na Coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Gerência da Atenção Básica, Secretaria de Saúde, em Recife/PE. É membro do Conselho Fiscal da ONG Instituto Papai, em Recife-PE, onde também desempenha trabalhos de educação e mobilização social como colaborador e pesquisador (voluntário); Foi professor da Faculdade IBGM/IBS/UNIBRA, ministrando aulas para os cursos de graduação em Enfermagem e Educação Física. Tem experiência na área de Psicologia e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, saúde e políticas públicas, com interesse especial em discussões sobre saúde pública/coletiva, atenção básica à saúde, educação em/na saúde, homens, gênero e masculinidades, políticas públicas afirmativas e psicologia social.

Adriana Lobo Jucá, Secretaria de Saúde do Recife, PE. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Universidade Federal de Pernambuco.

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Residência em Saúde da Família pela mesma instituição (2012), Mestrado em Saúde Pública pela FIOCRUZ-PE (2015). Foi professora contratada da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2012), da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (2015-2017) e da Universidade Federal de Pernambuco (2017-2018). Atualmente é Terapeuta Ocupacional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Recife e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Saúde Pública e Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde da família, dança, saúde da criança e do adolescente, expressão corporal e saúde do idoso.

Luana Padilha da Rocha, Secretaria de Saúde do Recife, PE.

Fisioterapeuta graduada pela UFPE; Especialista em Saúde Pública pela Estácio de Sá; Especialista em saúde da família pelo programa de residência multiprofissional em saúde da família/CCS/UFPE; Mestre em enfermagem e educação em saúde pela UFPE; Fisioterapeuta Nasf Recife;Tutora e preceptora do programa de residência multiprofissional em saúde da  família da secretaria de saúde do Recife; Coordenadora do grupo de trabalho de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-1

Maria Soraida Silva Cruz, Secretaria de Saúde do Recife, PE.

Mestra em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPE). Terapeuta Ocupacional do NASF-AB, Secretaria de Saúde do Recife, PE.

Sémares Genuino Vieira, Secretaria de Saúde do Recife, PE.

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família (2015). Mestrado em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães - IAM/Fiocruz-PE (2019). Atualmente é preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira,  tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo da Universidade de Pernambuco e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria de Saúde do Recife. Terapeuta Ocupacional do NASF da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife. Integra a Coordenação do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social, da Universidade de Pernambuco, em parceria com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, desde 2017.

Referências

ALBUQUERQUE, J. F. de; LIMA, M. D. C. A importância da relação entre o profissional de saúde e o paciente. IN: VIEIRA, S.G.; CAVALCANTI, M. S.; SILVA M. G. A; CRUZ, G. A. S. (Org.) O Caminho: Grupo de Humanização. 1 ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. (p. 71-80).

AMARO, S. Visita Domiciliar: Guia para uma abordagem complexa. 2 ed. Porto Alegre: AGE, 2007.

BOURGET, M. M. M.; CRUZ, M. M. A Visita Domiciliária na Estratégia de Saúde da Família: conhecendo as percepções das famílias. Revista Saúde e Sociedade. São Paulo, v.19, n.3, p.605-613, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902010000300012>. Acesso em 30 abr. 2020.

BRASIL. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 1997.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 154 de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Diário Oficial da União. 24 Jan 2008. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt0154_24_01_2008.html>. Acesso em 30 abr. 2020.

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: núcleo de apoio à saúde da família. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.157 p. [Série A. Normas e Manuais Técnicos/Cadernos de Atenção Básica, n. 27].

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 22 Out. 2011.

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família: Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 112 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 39).

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Brasília: Ministério da Saúde; 2017.

BROCARDO, D.; ANDRADE, C. L. T.; FAUSTO, M. C. R.; LIMA, S. M. L. Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf): panorama nacional a partir de dados do PMAQ. Saúde em Debate [online]. 2018, v. 42, n. spe1, pp. 130-144. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-11042018S109>. Acesso em 30 abr. 2020.

CAMPOS, C. M. S.; SILVA, B. R. B; FORLIN, D. C; TRAPÉ, C. A.; LOPES, I. O. Práticas emancipatórias de enfermeiros na Atenção Básica à Saúde: a visita domiciliar como instrumento de reconhecimento de necessidades de saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, v. 48(Esp), p. 119-125, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000600017>. Acesso em 30 abr. 2020.

CAMPOS, G. W. S. Saúde Paideia. 4. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2013. (185p).

CANDATEN, A. E; DALEGRAVE, D.; BENACHIO, K. A.; GERMANI, A. R. M. Visita domiciliar: uma estratégia para promover saúde na família e na comunidade. Revista de Enfermagem. Frederico Westphalen, RS: URI – Frederico Westph, v. 4/5, n. 4/5, p. 119-126, 2008. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeenfermagem/article/view/1140>. Acesso em 30 abr. 2020.

CHIMBIDA, G. N.; MEDEIROS, V. A. A visita domiciliar na Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos profissionais de saúde de uma UAPS de Betim. Sinapse Múltipla, 5(2), dez., 73-86, 2016. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/sinapsemultipla/article/view/12288>. Acesso em 30 abr. 2020.

COSTA, J. R. B.; ROMANO, V. F.; COSTA, R. R.; VITORINO, R. R. ALVES, L. A.; GOMES, A. P.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Formação Médica na Estratégia de Saúde da Família: Percepções Discentes. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, p. 387-400, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000500014>. Acesso em 30 abr. 2020.

CUNHA, M. S.; SÁ, M. C. A Visita Domiciliar na Estratégia de Saúde da Familia: os desafios de se mover no território. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.17, n.44, p.61-73, jan./mar. 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-32832013000100006>. Acesso em 30 abr. 2020.

ESCOREL, S.; GIOVANELLA, L.; MENDONÇA, M. H. M.; SENNA, M. C. M. O Programa de Saúde da Família e a construção de um novo modelo para a atenção básica no Brasil. Rev. panam. Salud pública/ Pan Am. J. Public Health; 21(2-3):164-176, feb.-mar. 2007. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/rpsp/2007.v21n2-3/164-176/pt/>. Acesso em 30 abr. 2020.

FAUSTO, M. C. R.; ALMEIDA, P. F.; BOUSQUAT, A. Organização da Atenção Primária à Saúde no Brasil os desafios para a integração em Redes de Atenção. In: In: MENDONÇA, M. H. M. de; MATTA, G. C.; GONDIM, R.; GIOVANELLA, L. (Org.) Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2018. (pp. 51-72)

GOMES, M. F. P.; FRACOLLI, L. A. Avaliação da estratégia saúde da família sob a ótica dos profissionais. Revista Brasileira em Promoção da Saúde (online), v. 31, p. 1-13, 2018. Disponível em: <https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/7108>. Acesso em 30 abr. 2020.

GUIMARÃES, M. S. A.; TAVARES, N. U. L.; NAVES, J. O. S.; SOUSA, M. F. Estratégia saúde da família e uso racional de medicamentos: o trabalho dos agentes comunitários em Palmas (TO). Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, i. 15, n. 1, p. 183-203, jan.:abr. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00037>. Acesso em: 30 abr. 2020.

HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. 2 ed. revista. Brasília: MMA, 2006, 128p.

HOUAISS, A., VILLAR, M. S., FRANCO, F. M. M. Dicionário Houaiss da Língua. Portuguesa. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, 2001.

MAHMUD, I. C.; KOWALSKI, C. V.; LAVAGNINI, B. T.; SCHUTZ, K. L.; STOBAUS, C. D.; TERRA, N. L. A multidisciplinaridade na visita domiciliar a idosos: o olhar da Enfermagem, Medicina e Psicologia. Pajar - Pan American Journal Of Aging Research, [s.l.], v. 6, n. 2, p.01-72, 21 dez. 2018. Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/face/ojs/index.php/pajar/article/view/31630> Acesso: 30 abr. 2020.

MÂNGIA, E. F.; LANCMAN, S. Núcleos de Apoio à Saúde da Família: integralidade e trabalho em equipe multiprofissional. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 19, n. 2, p. i, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14030> Acesso: 30 abr. 2020.

MANO, M. A. M. Casa de família - uma reflexão poética sobre a visita domiciliar e a produção de conhecimento. Revista de Atenção Primária à Saúde. Juiz de Fora, v.12, n.4, p.459-67, 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14453> Acesso: 30 abr. 2020.

MAYNART, W. H. C.; ALBUQUERQUE, M. C. S; BREDA, M. Z.; JORGE, J. S. A escuta qualificada e o acolhimento na atenção psicossocial. Acta Paul Enferm, 27(4): 300-3, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0194201400051> Acesso: 30 abr. 2020.

MENDES, A. O.; OLIVEIRA, F. A. Visitas Domiciliares pela Equipe de Saúde da Família: reflexões para um olhar ampliado do profissional. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, v. 2, p. 253, 2007. Disponível em: <https://rbmfc.emnuvens.com.br/rbmfc/article/view/64> Acesso: 30 abr. 2020.

OLIVEIRA, N. A. O.; MELO, L. A.; OLIVEIRA, M. A. B.; SANTANA; M. M. Territorialização em Saúde e o Nasf. In: QUIRINO, T. R. L.; MARQUES, F. M. A. B.; OLIVEIRA, V. B.; SILVA, E. S.. (Org.) O Nasf e o trabalho na Atenção Básica à Saúde: apontamentos práticos e experimentações. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2019.

OLIVEIRA, V. B.; QUIRINO, T. R. L.; CABRAL, B. E. B.; BEZERRA, A. F. B. Apresentando a potência do Nasf na reorientação do fazer saúde na Atenção Básica. In: QUIRINO, T. R. L.; MARQUES, F. M. A. B.; OLIVEIRA, V. B.; SILVA, E. S. (Org.) O Nasf e o trabalho na Atenção Básica à Saúde: apontamentos práticos e experimentações. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2019.

PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

PINHEIRO, J. V.; RIBEIRO, M. T. A. M.; FIUZA, T. M.; MONTENEGRO JUNIOR, R. M. Ferramenta para avaliação e gestão da visita domiciliar na atenção primária à saúde: um relato de experiência. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 14, n. 41, p. 1818, 14 maio 2019. Disponível em: <https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1818> Acesso: 30 abr. 2020.

PINTO, L. F.; GIOVANELLA, L. Do Programa à Estratégia Saúde da Família: expansão do acesso e redução das internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2018, vol.23, n.6, pp.1903-1914. ISSN 1413-8123. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.05592018> Acesso: 30 abr. 2020.

ROMANHOLI, R. M. Z.; CYRINO, E. G. A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, v.16, n.42, p.693-705, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-32832012000300009> Acesso: 30 abr. 2020.

SANTANA; M. M. Território Plataforma da Vida e do Trabalho Vivo em Saúde: análise do território trabalhado na ESF do DS V em Recife/PE. Dissertação de Mestrado, Recife: Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, 2013.

SAVASSI, L. C. M. Os atuais desafios da Atenção Domiciliar na Atenção Primária à Saúde: uma análise na perspectiva do Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 11(38), p. 1-12, 2016. Disponível em: <https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1259> Acesso: 30 abr. 2020.

SILVA, E. S.; JUCÁ, A. L.; AMADO, C. F.; ROCHA, L. P.; VASCONCELOS, T. F.; QUIRINO, T. R. L. Processos de trabalho e ferramentas tecnológicas de atuação do Nasf. In: QUIRINO, T. R. L.; MARQUES, F. M. A. B.; OLIVEIRA, V. B.; SILVA, E. S. (Org.) O Nasf e o trabalho na Atenção Básica à Saúde: apontamentos práticos e experimentações. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2019.

SORATTO, J.; PIRES, D. E. P.; DORNELLES, S.; LORENZETTI, J. Estratégia saúde da família: uma inovação tecnológica em saúde. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 584-592, Jun, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-07072015001572014> Acesso: 30 abr. 2020.

VASCONCELOS, E. M. Educação Popular e atenção à saúde da família. 6. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2015. (334p).

VASCONCELOS, E. Educação Popular na Formação Universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: HUCITEC, 2011. (419p).

VENDRUSCOLO, C.; FERRAZ, F., TESSER, C. D.; TRINDADE, L. de L. Núcleo Ampliado de Saúde da Família: espaço de interseção entre Atenção Primária e Secundária. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 28, e20170560, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2017-0560> Acesso: 30 abr. 2020.

Downloads

Publicado

16-07-2020

Como Citar

Quirino, T. R. L., Jucá, A. L., da Rocha, L. P., Cruz, M. S. S., & Vieira, S. G. (2020). A visita domiciliar como estratégia de cuidado em saúde: reflexões a partir dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica. Revista Sustinere, 8(1), 253–273. https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.50869