Práticas Intersetoriais do Programa Saúde na Escola (PSE) em Escolas Públicas da Ceilândia/DF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49364

Palavras-chave:

Saúde, Escola, PSE, Intersetorialidade.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as formas de articulação entre os setores de saúde e educação na implementação das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) em escolas públicas da Ceilândia/DF. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com caráter descritivo e analítico, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no segundo semestre de 2019, com supervisores e coordenadores pedagógicos de quatro unidades escolares públicas, e as análises foram realizadas de acordo com os aspectos da Análise Textual Discursiva (ATD). Após análise das entrevistas foram elencados dois eixos, o primeiro referente à Gestão Compartilhada e o segundo trata do Monitoramento, Avaliação e Recomendações, com suas categorias e subcategorias. O estudo identificou que os recursos humanos e financeiros são aspectos limitantes das ações intersetoriais do programa, causando prejuízos na efetividade das atividades e êxito do programa. Nesse sentido, o aporte de recursos humanos e financeiros possibilitaria melhorias no desenvolvimento das ações e facilitaria a gestão compartilhada. Verificou-se que as práticas intersetoriais apresentam fragilidades em relação à comunicação, monitoramento e avaliação das ações, necessitando de ajustes nas estratégias de implementação.

Biografia do Autor

Marcia Neide De Melo Marinho Orsano, Universidade Pitágoras Unopar

Graduação em Ciências Biológicas (UCB). Especialização em Saúde Pública (IBEED). Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (Unopar).

Andreia de Freitas Zômpero, Universidade Estadual de Londrina

Pós doutora em Ensino de Ciências. Docente da  Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina- PECEM.

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Publicado

27-01-2022

Como Citar

Orsano, M. N. D. M. M., & Zômpero, A. de F. (2022). Práticas Intersetoriais do Programa Saúde na Escola (PSE) em Escolas Públicas da Ceilândia/DF. Revista Sustinere, 9(2), 427–446. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49364