Indicadores do processo de ensino aprendizagem do registro em prontuário no contexto da Terapia Ocupacional hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.48340

Palavras-chave:

Registros, Ensino, Terapia Ocupacional, Hospitais

Resumo

Indicadores sobre inconformidades na prática dos registros em prontuário realizados por terapeutas ocupacionais são evidenciados na literatura, sendo questionado o preparo ofertado no âmbito da graduação e pós-graduação sobre a formação dada a este procedimento. Este estudo visa compreender o processo de ensino aprendizagem do registro em prontuário na área de contextos hospitalares presentes nos cursos brasileiros de graduação em Terapia Ocupacional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, sendo os participantes docentes de disciplinas teóricas e de estágio profissionalizante em contextos hospitalares dos cursos de Terapia Ocupacional, bem como alunos em prática de estágio profissionalizante em Terapia Ocupacional hospitalar. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário online, sendo os dados analisados por meio de estatística descritiva e teste Qui-Quadrado. Participaram do estudo 15 docentes e 33 alunos, os quais sinalizaram a narrativa livre como principal modelo de registro utilizado nas anotações em prontuário. Foram constatadas fragilidades no conteúdo de registros de avaliação, intervenção e alta, e, escasso ensino sobre a elaboração de indicadores de produtividade, qualidade assistencial e compra e controle de materiais. As inconsistências verificadas no processo de ensino aprendizagem do registro em prontuário no âmbito da graduação brasileira indicam a necessidade de maiores investimentos na formação sobre a prática documental para assim garantir anotações qualificadas na prática profissional.

Biografia do Autor

Tatiana Barbieri Bombarda, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Terapeuta Ocupacional; Doutora (2019) e mestre (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO - UFSCar), graduada pela Universidade do Sagrado Coração de Jesus - USC/Bauru (2006). Atualmente, professora adjunto no Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar na área de contextos hospitalares, atuando principalmente nas seguintes temáticas:atenção hospitalar de adultos e idosos, cuidados paliativos, luto e registros clínicos.

Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (1989), Especialização em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidde GAE/São Paulo (1992) e em Neuropediatria pela UFSCar (2006), Mestre (2000) e Doutora (2008) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar. Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem USP-RP, 2014. Desde 2002 é docente efetiva (Associado II) do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. Atua na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional, principalmente, nos temas: Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, Desenvolvimento Infantil, Brincar, Atividades e Recursos Terapêuticos. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (2014), na linha de pesquisa Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária - UFSCar.

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Publicado

14-10-2021

Como Citar

Bombarda, T. B., & Joaquim, R. H. V. T. (2021). Indicadores do processo de ensino aprendizagem do registro em prontuário no contexto da Terapia Ocupacional hospitalar. Revista Sustinere, 9, 313–332. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.48340