Agentes comunitários de saúde do município de Mari-PB e suas percepções como educadores em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.46225

Palavras-chave:

Prática educativa, trabalho, agentes comunitários de saúde, Mari

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar a percepção que os Agentes Comunitários de Saúde do município de Mari – PB têm sobre o próprio trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, realizado por meio de questionários e grupos focais, com Agentes Comunitários de Saúde do referido município. Os questionários foram aplicados com participação de todos os cinquenta e três Agentes atuantes locais, e os grupos focais foram realizados em dois momentos, com quatro agentes de saúde e depois com sete. Os dados provenientes dos questionários foram organizados, a partir dos quais foi possível traçar um perfil da categoria. Dos dados provenientes dos grupos focais, surgiram três núcleos argumentativos: o Agente Comunitário como transmissor de informações, percepção do desempenho individual das atividades e burocratização da função. Observou-se que os Agentes têm se compreendido como transmissores de informações, algumas vezes “usados” para atender demandas entendidas como alheias à função, o que tem contribuído para que seja gerada certa sobrecarga de atividades. Percebem também que o trabalho tem se tornado mais individual e burocrático uma vez que novas atribuições têm sido agregadas à função dificultando atividades de caráter mais coletivo. A superação destas dificuldades é possível a partir de um olhar mais cuidadoso para a categoria, entendendo que as atribuições dos Agentes devem convergir, sempre e primeiramente, com as necessidades da população local.

Biografia do Autor

Francikely da Cunha Bandeira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Educação pelo mesmo Programa (2017). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFPB (2015), possui graduação em Filosofia (2010) e Pedagogia (2013) pela mesma Universidade. Participa do Grupo de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: a pesquisa a serviço da prática educativa na UFPB vinculado ao CNPq. E-mail kely01kely@hotmail.com

Luiz Gonzaga Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Filosofia e em Pedagogia pela UNISAL, Unidade do Vale do Paraíba (1977), formação incompleta em Teologia (dois anos) pelo ITESP (1979-80), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), Pós-Doutorado em Educação pela UNISINOS (2011); Pós-doutorado em Educação pela UFRGS (2018). Atualmente é Professor Titular, da Universidade Federal da Paraíba. Na graduação tem se dedicado ao ensino de Filosofia da Educação, Epistemologia da Educação, Fundamentos Antropo-filosóficos da educação. Na pós-graduação em educação tem se dedicado aos estudos no campo da educação popular, da educação de jovens e adultos, do paradigma indiciário, dos saberes populares e da aprendizagem para além do espaço escolar.

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Publicado

14-10-2021

Como Citar

Bandeira, F. da C., & Gonçalves, L. G. (2021). Agentes comunitários de saúde do município de Mari-PB e suas percepções como educadores em saúde. Revista Sustinere, 9, 284–296. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.46225