SIAPP: uma proposta de análise sobre política pública para a educação

Autores

  • Elissandro dos Santos Santana
  • Fabiano Ferreira Machado Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro – CIEPS

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.40929

Palavras-chave:

Educação, Políticas públicas, Top-down, Bottom-up

Resumo

Este texto ensaístico configura-se como uma análise do modelo de implementação do Sistema de Apoio à Prática Pedagógica – SIAPP – adotado pelo governo do Estado da Bahia, com foco em um Estudo de Caso e Observação Participante com os professores que atuam no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro – CIEPS. Diante dos estudos dos diversos modelos de implantação de Políticas Públicas (PP) analisados no componente – Políticas Públicas Comparadas – no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e de parceria com o outro autor deste ensaio, diversos questionamentos emergiram – motivação para a realização da proposta em baila. Para a consecução da pesquisa, foi feita uma proposta para viabilizar a política pública com base na literatura sobre o tema, cabendo destacar que os modelos privilegiados neste trabalho foram o top-down e o bottom-up à luz dos burocratas de nível de rua. Por fim, propôs-se uma análise da problemática a partir da mirada ao revés.

Referências

BARRETO, R. S. Formação continuada para educadores: o curso Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais (UPTE) e Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE 2). Virtual Educa. Salvador: 2018.

BOULLOSA, R. F. Mirando ao revés nas políticas públicas: notas sobre um percurso de pesquisa. Revista Pensamento e Realidade. Ano 16. V. 28. N. 3. 2013.

BAHIA. Decreto nº 15.806 de 30 de dezembro de 2014 - Dispõe sobre a organização territorial dos Núcleos Territoriais de Educação, e dá outras providências.

HAM, C.; HILL, M. O processo de elaboração de políticas no Estado capitalista moderno. Campinas, tradução: Renato Amorim e Renato Dagnino, adaptação e revisão: Renato Dagnino. 2 ed. Londres: 1993.

LIMA, L. L.; D’ASCENCZI, L. Implementação de Políticas Públicas: perspectivas analíticas. Revista de Sociologia e Política. Curitiba. V. 21. N. 48 dez 2013.

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

Santana, E. dos S., & Machado, F. F. (2019). SIAPP: uma proposta de análise sobre política pública para a educação. Revista Sustinere, 7(1), 203–216. https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.40929