Gestão escolar e parceiros – elementos imprescindíveis na promoção da paz no ambiente escolar, com vistas a aprendizagem

Autores

  • Genilda Alves Nascimento Melo Instituto Superior de Ciências Educativas ISCE
  • Andréia Quinto dos Santos
  • Célia Jesus dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.40788

Resumo

Esta pesquisa se propõe discutir como o ambiente escolar influencia na aprendizagem do aluno, qual responsabilidade da gestão escolar, em parceria com a comunidade escolar, em transformar o ambiente escolar na cultura de paz.  Tema surgiu quando um aluno foi assassinado em frente à escola.  A base teórica para sustentação está em Jean Piaget; Jerome Bruner; L. Vygotsky; J. Sacristán & Pérez Gómez; H. Gardner; César Coll; Celso Antunes; Carlos Callado; Ducemara Benato; Cabral et al. Será discutida a paz sobre dois aspectos: como ausência de guerra; bem como, comportamentos e atitudes que respeitam a vida, a dignidade, os direitos humanos, como um conjunto de valores indissociáveis.  Alinhado ao conceito negativo de paz surge a violência direta – agressão que uma pessoa deflagra contra a outra ou outras; a violência estrutural – aquela que não se consegue identificar o sujeito ou sujeitos que cometem, pois está estritamente ligada à injustiça social. O clima de violência na escola, além de incidir no desempenho negativo dos resultados de aprendizagem, intervém na atuação técnico-pedagógica dos profissionais da educação, como ainda na visão física da unidade escolar; como ainda, a maneira pela qual os órgãos de apoio a escola podem contribuir para apaziguamento. Método pesquisa – ação com análise de entrevista semiestruturada, possibilitou entender o novo perfil do estudante e como isto interfere no ambiente escolar. Resultados: A escola, como sede da produção de conhecimento, deve empreender parcerias para que se torne ambiente de paz e apaziguador, com segurança para que a aprendizagem aconteça.

Biografia do Autor

Genilda Alves Nascimento Melo, Instituto Superior de Ciências Educativas ISCE

Genilda Alves Nascimento Melo

 Professora da Educação Básica

Graduada em Letras pela universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrado em Supervisão e formação de formadores – Ramada - PORT

genilda2010@gmail.com

Andréia Quinto dos Santos

Mestra em Educação Científica e formação de professores UESB – BA – BR
Professora da Educação Básica

Célia Jesus dos Santos Silva

Mestra em Letras – UESC – Ilhéus – BA - BR

Professora da Educação Básica

Referências

ANTUNES, Celso. Novas Maneiras de Ensinar, Novas Formas de Aprender. Porto Alegre: Artimed, 2002.

BENATO, Dulcemara Terezinha. FAMÍLIA E ESCOLA: uma relação de desafios. Paraná: Secretaria de Educação, 2014. Vol 1.

BRUNER, Jerome S. Uma Nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1976.

CABRAL, Raquel; GOTHARDO, Josiane; MURBACK, Lucas. A cultura da paz no contexto das relações públicas comunitária e responsabilidade social. RAZÓN Y PALAVRA – Primeira Revista Eletrônica Iberoamérica Especializada em Comunicación. Nº 88, dezembro de 2014 a fevereiro de 2015.

Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/135509

Acesso em: 18.01.2019

CALLADO, Carlos Velásquez. Educação para a Paz: promovendo valores humanos na escola, através da educação física e jogos cooperativos. Tradução de Maria Rocio Bustius da Veiga Santos. São Paulo: Editoras Cooperação, 2004.

COLL, César. Aprendizagem Escolar e a Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artimed, 1994.

GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.

MARCHESAN, Michele Roos.; QUARTIERI, Marli Teresinha.; SCHUCK, Rogério José.; SCHWERTNER, Suzana Feldens. Os desafios da escola contemporânea: enunciações de uma professora da rede pública de educação. Lajedo- Rio Grande do Sul: Revista Thema 2017. Vol. 1.

OLIVEIRA, André Luiz Regis de. Entre a escola e a família: nuances de um (des)encontro. Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro: PUC, 2015.

Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/25938/25938.PDF

Acesso em: 18.01.2019

OLIVEIRA, Gilberto Carvalho de. Estudos da paz: origens, desenvolvimentos e desafios críticos atuais. Belo Horizonte: Rev. Carta Inter., v. 12, n. 1, 2017.

PEREIRA, Marcelo Fernandes. Educação para a paz na filosofia de Emanuel Lévinas. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas para obtenção do título de Doutor em Educação São Paulo: UNICAMP, 2015.

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/322082/1/Pereira_MarceloFernandes_D.pdf

Acesso em: 18.01.2019

PIAGET, J. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Tradução de Manoel Campos. Rio de Janeiro: Fundo da Cultura, 1959.

SACRISTÁN, J.G.; GÓMEZ, A.I. Pérez. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artimed, 2000.

SANTOS, Luana Rocha.;TONIOSSO, José Pedro. A importância da relação escola-família. Bebedouro- São Paulo: Centro Universitário – UNIFAFIBE, 2014.

SEC – BA. Manual Orientador do Colegiado Escolar. Salvador, 2017.

Disponível em: file:///C:/Users/Genilda%20Melo/Downloads/colegiado-portaria-no-1480-2017.pdf

Acesso em: 18.01.2019

SILVA, Elias do Nascimento.; GONÇALVES, Sueli Silva da Mota. GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: algumas inquietações. Semana Acadêmica.org., 2015.

Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_gestao.pdf

SOBREIRO, Albertina de Barros.; ESTRADA, Adrian Alvarez. Articulação entre os segmentos de Gestão da Escola: o Conselho Escolar em análise. Paraná: SEC-PA, 2016.

TANAJURA, Laudelino Luiz Castro.; BEZERRA, Ada Augusta Celestino. Pesquisa-Ação sob a ótica de René Barbie e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 07, n. 13, p.10-23, jan.-jun.. 2015.

Disponível em: https://www.google.com/search?source=hp&ei=xTlCXLOfFOHD5OUPyLiusA8&q=pesquisa+a%

Acesso em: 18.01.2019.

TOLEDO, Renata Ferraz de.; GIATTI, Leandro Luiz.; JACOBI, Pedro Roberto. A pesquisa-ação em estudos interdisciplinares: análise de critérios que só a prática pode revelar. Butucatu-São Paulo: Revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 2014.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

Melo, G. A. N., Santos, A. Q. dos, & Silva, C. J. dos S. (2019). Gestão escolar e parceiros – elementos imprescindíveis na promoção da paz no ambiente escolar, com vistas a aprendizagem. Revista Sustinere, 7(1), 185–202. https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.40788