Uso da tecnologia como recurso didático no ensino em enfermagem: percepções dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.38455

Palavras-chave:

Ensino, Ensino em Enfermagem, Tecnologias em Sala de Aula, Tecnologias em Saúde, Ensino em Saúde, Instituição de Ensino Superior.

Resumo

Resumo: Este estudo objetiva verificar as percepções de estudantes de enfermagem sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula em uma Instituição de Ensino Superior do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 31 estudantes da disciplina de Exercício Profissional, integrante do currículo específico do curso de graduação em enfermagem. A coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação em sala de aula de questionário estruturado, com quatro perguntas sobre o assunto. Para a análise de dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo teorizada por Bardin, para tanto, foram elencadas quatro categorias: O professor e suas tecnologias: as percepções dos alunos sobre o uso em sala de aula; Oportunidades do uso de tecnologias em sala de aula: a prática do professor a partir das percepções dos estudantes; Ensino e tecnologias: compreensões dos estudantes sobre sua relação; A formação em enfermagem e o uso de tecnologias: intersecções sobre o mercado de trabalho. Partindo da análise dos dados, é possível inferir que houve dois posicionamentos em relação aos estudantes, aqueles que percebem o uso da tecnologia como algo importante no dia-a-dia e outros que, ao contrário, não a utilizam com tanta profundidade para a sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Possui Graduação em Enfermagem, Mestrado em Ensino e desenvolve o Doutorado em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari. Especialização em Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde pela Faculdade Futura. É docente vinculado ao Núcleo de Educação Continuada e Extensão da Universidade do Vale do Taquari. Também atua como Enfermeiro de Relações Empresariais na área de Relacionamento com Clientes da UNIMED Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo LTDA. Tem experiência nas áreas de Ensino e Tecnologias em Saúde; Processos de Enfermagem; Educação em Saúde; Envelhecimento Humano; Epidemiologia; Saúde Coletiva; Sustentabilidade e Qualidade de Vida.

Sabrina Monteiro, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari Univates. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari Univates, contemplada com Taxa PROSUC/CAPES. É especialista em Tutoria em Educação à Distância pela faculdade Futura e também em Administração Escolar, Supervisão e orientação. É pesquisadora voluntária dos projetos: ?Ensino-aprendizagem-avaliação em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: atividades exploratório?investigativas e formação docente? e "Tarefas investigativas, culturas e o ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental: interlocuções entre o sul do Brasil e a região italiana da Toscana". Licenciada do Curso de Ciências Exatas (Química, Física e Matemática), pela Univates. Formou-se no Curso Normal em 2009, pela Escola de Ensino Médio Nossa Senhora da Glória. Em 2010 até março de 2015 atuou como bolsista de Iniciação à Docência no Subprojeto de Ciências Exatas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Univates. No ano seguinte, foi nomeada como educadora no município de Lajeado, atuando em uma Escola Municipal de Educação Infantil. Trabalhou de janeiro de 2013 até abril de 2015 na Secretaria Municipal da Educação, na Equipe de Coordenação da Educação Infantil. Em abril de 2015 foi nomeada como Professora de Anos Iniciais, pelo Estado do RS, no turno da manhã, no qual leciona até hoje, sendo também convocada para trabalhar à noite com as disciplinas de Matemática e Física no Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio (CIEP), no município de Lajeado. Atuou como professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área da Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Lajeado, lecionando as disciplinas de Matemática Aplicada, Matemática Financeira e Estatística. Também foi professora coordenadora do Programa de Iniciação Científica Júnior da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas na Escola, em 2016. Em março de 2019, foi momeada Professora de Educação Infantil no município de Lajeado. Possui experiência na revisão de periódicos científicos.

Juliana Thomas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Possui graduação em Enfermagem - Faculdades Esucri Criciúma (2014), especialização em Docência na Educação Profissional - Univates(2017) e Mestranda de Ensino em Saúde na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atua como enfermeira Responsável Técnica na Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo e docente do ensino técnico na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e Lume de Educação Profissional.

Arlete Eli Kunz da Costa, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Possui graduação em Enfermagem - Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003) e doutora em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates (2016). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Univates e coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, assistência de enfermagem, enade, terceira idade e equipe multiprofissional. 

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. In: ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. (Orgs.). Integração das tecnologias na educação. Brasília,DF: MEC/SEED, 2005. p.39-45

AUSUBEL, D. P. The Yacquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Publisher, 2000. 210p.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASTABLE, S. B. O Enfermeiro como Educador: princípios de ensino aprendizagem para a prática de enfermagem – 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 688p.

CAMPOS, P. K. A formação docente integrada ao ambiente computacional e sua (re)signifi cação na prática pedagógica em matemática: análise de um caso. 2007. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade São Francisco, Itatiba, SP, 2007.

CHIRELLI. M. Q. O processo de formação do enfermeiro crítico-reflexivo na visão dos alunos do curso de enfermagem da FAMEMA. Tese (Doutorado em Enfermagem). Ribeirão Preto(SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo ;2002. 286 f. COLL, C. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica a elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática; 2000

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES N. 3, de 07 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União. Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p. 37.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.

FREITAS, R. C. Diálogos possíveis: os desafios do uso da internet na escola. 2006. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

GIBERTONI, J. et al. Plano de ensino de enfermagem em centro cirúrgico. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 7, n. 2, p. 152-176, 2018.

GOMES LIMA, M. F. et al. Desenvolvendo competências no ensino em enfermagem obstétrica: aproximações entre teoria e prática. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 5, 2017.

MAFFISSONI, A. L.; VENDRUSCOLO, C.; LIMA TRINDADE, L. Redes de atenção à saúde no VER-SUS Oeste Catarinense: contribuições para o ensino em enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 7, n. 2, p. 167-178, 2017.

MASETTO. M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. p.133-173.

MORAES, S. A. O uso da internet na prática docente: reflexões de uma pesquisadora em ação. 2006. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas,SP: Papirus. 2006. p.11-66.

NÓVOA, A. Carta a um jovem investigador em educação. Investigar em Educação, Porto, n. 3, p. 13-21, 2015.

PEREIRA, L. G. M.; CARDOSO, A. L. A formação profissional do enfermeiro docente, que atua no ensino técnico: e o saber formar profissionais capazes de pensar e gestar soluções. Revista Uningá, v. 54, n. 1, 2017.

PÉREZ GÓMEZ, A. L. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015. 192p.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005.

PISSAIA, L. F. et al. Impacto de tecnologias na implementação da sistematização da assistência de enfermagem hospitalar: uma revisão integrativa. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 1, p. 1-20, 2018.

RIEGEL, F,; CROSSETTI, M. G. O. Pensamento crítico holístico no ensino da enfermagem. Simpósio do Processo de Enfermagem (8.: 2017: Porto Alegre, RS) Processo de enfermagem: estratégia para resultados seguros na prática clínica. Porto Alegre: HCPA, 2017.

SANTOS, E. O. et al. Aprendizagem baseada em problemas no ensino da enfermagem. Revista Contexto & Saúde, v. 17, n. 32, p. 55-66, 2017.

SOUZA, J. B.; COLLISELLI, L.; MADUREIRA, V. S. F. A utilização do lúdico como estratégia de inovação no ensino da enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 7, 2017.

Downloads

Publicado

16-01-2020

Como Citar

Pissaia, L. F., Monteiro, S., Thomas, J., & Costa, A. E. K. da. (2020). Uso da tecnologia como recurso didático no ensino em enfermagem: percepções dos estudantes. Revista Sustinere, 7(2), 286–300. https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.38455