Oportunidades e desafios para o desenvolvimento de sensores ambientais de baixo custo
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.37673Palavras-chave:
Arduino, Ecologia Funcional, Microcontroladores, Monitoramento Ambiental, Mudanças AmbientaisResumo
Um dos maiores equívocos na construção do conhecimento é imaginarmos que disciplinas das diferentes áreas do conhecimento (e.g., Exatas, Biológicas e Humanas) não dialogam entre si. Ainda que separemos áreas, disciplinas e cursos, tais separações não existem na Natureza. São puramente artificiais. Mais do que nos denominarmos especialistas em uma determinada área (i.e., categoria), é preciso a consciência da importância do conjunto de ferramentas, conceitos, técnicas e teorias que perpassam múltiplas disciplinas e que permitirão a resolução de um problema. Neste sentido, o desenvolvimento de sensores ilustra como o domínio de disciplinas aparentemente distantes da biologia tem permitido o avanço em áreas diversas em função da construção de câmeras acopladas a drones para monitoramento ambiental e de sensores capazes de mensurar fluxo de água em plantas. As ferramentas existem e estão facilmente acessíveis, uma busca rápida na internet permitirá a qualquer pessoa adquirir todo o necessário para a elaboração do seu projeto. Mas para executá-lo, por mais ecológico que seja o foco do projeto, o desafio para os interessados na área ambiental é também entender o que é a Lei de Ohm, o que são capacitores, resistores, multímetros, microcontroladores, bytes e bits. Apesar de o mundo profissional levar a uma ideia da necessidade da competitividade como receita para o sucesso, o desenvolvimento de sensores de baixo custo mostra que é a cooperação, e não a competição, a força motriz na construção de um conhecimento compartilhado, de livre acesso e, portanto, mais justo para toda a sociedade.Referências
Arduino cc. .Disponível em: <https://www.arduino.cc>. Acesso em: 2/10/2018.
BAKER, E. Open source data logger for low-cost environmental monitoring. Biodiversity Data Journal, v. 2, p. e1059, 2014. Disponível em: <http://bdj.pensoft.net/articles.php?id=1059>. .
MARVIN, D. C.; KOH, L. P.; LYNAM, A. J.; et al. Integrating technologies for scalable ecology and conservation. Global Ecology and Conservation, v. 7, p. 262–275, 2016. Elsevier B.V. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.gecco.2016.07.002>. .
MINER, G. L.; HAM, J. M.; KLUITENBERG, G. J. A heat-pulse method for measuring sap flow in corn and sunflower using 3D-printed sensor bodies and low-cost electronics. Agricultural and Forest Meteorology, v. 246, n. May, p. 86–97, 2017. Elsevier. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.agrformet.2017.06.012>. .
SOKAČ, M.; DURASEK, P.; BAČIĆ, I.; PUŠKARIĆ, S. UAV application in ecology: Data collecting with quad-copter equipped with Arduino based measurement platform. Proceedings Elmar - International Symposium Electronics in Marine, v. 2016–Novem, n. September, p. 233–236, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.