Concepções de Docentes sobre o uso de Metodologias Ativas da Aprendizagem: Um Enfoque na Formação de Enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36366

Palavras-chave:

Educação Superior, Enfermagem, Aprendizagem Ativa.

Resumo

As vertiginosas mudanças na conjuntura social têm posto em reflexão, de maneira contundente, os aspectos relacionados a formação profissional em enfermagem. Assim, esta discussão surge mediante a necessidade de considerar os fatores que são próprios do trabalho em saúde, tais como a relação intrínseca entre as atividades práticas e a teoria, o cuidado holístico, crítico e humanizado, visto que estes elementos são essenciais para o apropriado exercício profissional. Este trabalho objetivou investigar a percepção dos docentes do curso de graduação em enfermagem sobre a utilização e contribuição das metodologias ativas da aprendizagem no processo de formação e desenvolvimento do profissional enfermeiro. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa de caráter exploratório-descritivo, que foi realizado com docentes de um Centro Universitário do Agreste Pernambucano. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, para apreciação dos dados obtidos foi
realizada análise de conteúdo, seguindo o referencial teórico proposto por  Minayo. Os resultados demonstraram que os docentes compreendem a relevância das metodologias ativas para a formação em enfermagem, entretanto evidenciamos não haver um planejamento de um ensino ativo, pelo professor, demonstrando afinidade com a transmissão de conteúdos, o que sinaliza a importância da atitude reflexiva constante no campo da docência em enfermagem.

Biografia do Autor

Gésica Kelly da Silva Oliveira, Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP\WYDEN

Enfermeira pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP/DeVry (2011). Especialista em urgência e emergência pelo Centro de Ensino, formação, aperfeiçoamento profissional e pesquisa - CEFAPP. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - CAA). Atualmente é Preceptora de estágios do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Possui interesse nas seguintes áreas: enfermagem em saúde pública; saúde da mulher; saúde da criança; ensino em saúde. 

Kátia Calligaris Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE|CAA

Pofessora Adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco, coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECM/CAA/UFPE e atua na linha de "Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática". Docente do Núcleo de Formação Docente, atua na formação de professores de Física, Química e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste. Pós-doutorado desenvolvido junto ao Núcleo de Excelência em Nanofotônica e Biofotônica do Laboratório de Optoeletrônica e Fotônica do Departamento de Física da UFPE. Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba com enfase na biópsia ótica de estenose aórtica. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo com estudo de caracterização cristalina e magnética de ferrofluídos. Bacharel e Licenciada em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos.

Maria Aparecida de Oliveira Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)

Pós-Doutorado na área de Formação Docente em Saúde para o Ensino Superior e Interprofissionalidade (2017). Doutorado em Ciências pela UNIFESP (2013), Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2005), Especialização em Educação em Saúde pela UNIFESP (2001). Graduação em Pedagogia pela Universidade Augusto Motta (1984). Docente do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde - CEDESS/UNIFESP. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências Matemáticas da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Membro do GEPAG - Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento em Enfermagem na linha de Pesquisa de Gestão, Gerenciamento e Educação em Enfermagem e Saúde(UNIFESP). Membro do LAPPUC - Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência, na linha de Pesquisa Formação de professores, docência no ensino superior educação básica, metodologias ativas, avaliação e políticas públicas(UFPE). Membro da Red Iberoamericana de Docentes. Experiência em Educação Superior na área da Saúde atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Formação Docente para o Ensino Superior, Aprendizagem Significativa, Avaliação da Aprendizagem e Aprendizagem de Adultos sob a perspectiva Andragógica. 

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Publicado

10-01-2019

Como Citar

Oliveira, G. K. da S., Rodrigues, K. C., & Freitas, M. A. de O. (2019). Concepções de Docentes sobre o uso de Metodologias Ativas da Aprendizagem: Um Enfoque na Formação de Enfermeiros. Revista Sustinere, 6(2), 281–299. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36366