Potencialidades da mídia independente como referencial didático no ensino médio para o combate ao racismo ambiental

Autores

  • Elissandro dos Santos Santana Atualmente, sou colunista do Portal Desacato, professor da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e Revisor da Revista Latinoamérica.

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.33785

Palavras-chave:

Mídia Independente, Referencial Didático, Ensino Médio, Racismo Ambiental

Resumo

Esta é uma sugestão de pesquisa em torno das potencialidades da mídia independente como referencial didático no Ensino Médio para uma formação crítica de combate às injustiças e ao racismo ambiental. Como proposta sugestiva, o lócus objeto de estudo escolhido foi o CIEPS – Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro – e o nível básico de execução foi o Ensino Médio, mas poderia ser outro, dado que a pesquisa poderia ser executada em qualquer espaço escolar, período e ano do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica brasileira. Cabe destacar que o trabalho em questão, além de contribuir para novas perspectivas de análise no que tange à arte do tema proposto, se configura como espaço para reflexão acerca dos processos e dos caminhos de pesquisa que poderão se desenrolar em uma proposta de investigação científica despontando como oportunidade para a alfabetização científica de graduandos e de pós-graduandos com dificuldades para elaboração de projetos de pesquisa para as seleções em todo o país. Para a discussão, apresentam-se algumas considerações iniciais sobre a importância da pesquisa, referências teóricas que poderão consubstanciá-la, possibilidade de problema de investigação, demonstrações e procedimentos para a condução da pesquisa-ação, provável produto final e resultados esperados.

Biografia do Autor

Elissandro dos Santos Santana, Atualmente, sou colunista do Portal Desacato, professor da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e Revisor da Revista Latinoamérica.

Mestrado em Letras, Área de Concentração em Linguagem: Língua e Literatura, Linha de Pesquisa: Ensino de Linguagens, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (interrompido); Licenciado em Letras, Língua Estrangeira Moderna, com habilitação em Língua e Literatura Espanhola, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador - FTC; Especialista em Linguística e Ensino de Língua Materna e Estrangeira, pelo Centro Universitário UNISEB e pós-graduando dos cursos, a saber: Especialização em Sustentabilidade, desenvolvimento e gestão de projetos sociais, pelo Centro Universitário UNISEB e especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Uniseb. Na experiência com a educação superior, lecionei nos quatro cursos de graduação, a saber: Licenciatura em Letras Vernáculas, Licenciatura em Letras Vernáculas com Língua Inglesa, Bacharelado em Administração e Licenciatura em Pedagogia, trabalhando com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa - conteúdo e método, Sintaxe do Período Simples, Inglês Instrumental I, Inglês Instrumental III, Análise do Discurso, Texto e Contexto, Comunicação Empresarial, Linguística Aplicada, Morfossintaxe, Sintaxe do Período Composto, Linguagem e Pensamento, Filologia e análise de documentos históricos e literários, Literatura greco-latina I, Literatura greco-latina II, Língua Latina, Fundamentos de Linguística e Filologia Românica. Durante a docência no âmbito da educação superior, orientei trabalhos de conclusão de curso e participei de bancas de conclusão de curso na condição de examinador. Ainda no que concerne à experiência com o ensino superior, atuei como analista universitário do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Campus XVIII da Universidade do Estado da Bahia, atuando diretamente com os professores e discentes da instituição envolvidos na iniciação científica do referido campus e, também, com atividades de extensão e ensino. Ademais, ministrei dois cursos de extensão em espanhol comunicativo, um curso de extensão na área de educação a distância e ofertei vários minicursos discutindo o ensino de língua materna e estrangeira na UNEB e na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. Também é importante mencionar que participei de vários congressos, seminários e simpósios regionais, estaduais, nacionais e de um evento de caráter internacional. Além dessas questões, durante a minha atuação como analista universitário da UNEB, participei de comissões para eleições de membros docentes, discentes e técnicos administrativos, fui membro da comissão para elaboração do documento para reconhecimento do curso de licenciatura em história do campus XVIII e membro efetivo do Conselho Departamental do Campus XVIII. Também fui o vencedor do Primeiro Concurso Literário "Mi cuento favorito", promovido pelo Centro de Recursos Didácticos de Español de Salvador (CRDE) - Consejería de Educacion de España en Brasil e Embajada de España en Brasil, na categoria universitária, com o conto "Una rara Desaparición", disponível em: http://www.educacion.es/exterior/br/es/programas/centrosderecursos/rara.pdf. Atualmente, sou membro avaliador da Comissão Editorial do periódico científico Revista Letrando, ISSN 2317-0735, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES. Ademais, atuei, por um tempo, como Secretário Executivo da Diretoria da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto. Mantenedor do site de informações ambientais e de educação ambiental: pachamama.comunidades.net.

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Publicado

19-07-2018

Como Citar

Santana, E. dos S. (2018). Potencialidades da mídia independente como referencial didático no ensino médio para o combate ao racismo ambiental. Revista Sustinere, 6(1), 201–214. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.33785