A educação permanente em saúde no serviço de atendimento móvel de urgência

Autores

  • Andrielly Barros Silva Faculdade Estácio de Macapá/AP, Brasil.
  • Gabriel Miranda Lopes Faculdade Estácio de Macapá
  • Kamila Maria Penna Batista Faculdade Estácio de Macapá
  • Mônica Cristina da Silva Castro Faculdade Estácio de Macapá

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.31266

Palavras-chave:

Educação, Capacitação, Serviços Médicos de Emergência, Aprendizagem.

Resumo

A Educação Permanente é uma estratégia Política Nacional implantada pelo Ministério da Saúde em 2004, visando a capacitação dos profissionais nos serviços de saúde. Esta pesquisa teve como objetivo, identificar por meio da literatura, as atividades relacionadas à Educação Permanente em Saúde que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência desenvolve no âmbito da prática assistencial. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura com recorte temporal de 2012 a 2017 e busca de artigos nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde por meio de periódicos na Scientific Electronic Library Online – SCIELO, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS, Base de dados de enfermagem - BDENF e Literatura Internacional em Ciências da Saúde - MEDLINE. Na análise dos dados emergiram três categorias temáticas, sendo apresentadas nos resultados: a primeira categoria - a importância da educação permanente em saúde nos serviços de saúde. Segunda categoria - as estratégias e atividades de educação permanente em saúde. E a terceira categoria - a percepção dos profissionais sobre o processo de educação permanente no Serviço Móvel de Urgência. Obtém-se como resultado a falta de conhecimentos dos profissionais sobre Educação Permanente em Saúde e a importância de conhecer, incorporar e desenvolver atividades voltadas para aperfeiçoamento dos serviços móveis de urgência. Conclui-se que este instrumento é de grande valia para todos os profissionais por gerar mudanças no processo de trabalho dos setores e assim obter uma melhora nas práticas de saúde oferecidas a população diante da realidade local.

Biografia do Autor

Andrielly Barros Silva, Faculdade Estácio de Macapá/AP, Brasil.

Acadêmica do Curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá/AP, Brasil.

Gabriel Miranda Lopes, Faculdade Estácio de Macapá

Possui graduação em ENFERMAGEM pela FACULDADE ESTÁCIO DE MACAPÁ (2017). Pós graduado em Gestão e Docência do Nivel Superior, Docente na Faculdade Madre Tereza /nível técnico, Instrutor pela AMERICAN SAFETY HEALTH INSTITUTE BLS Basic life support ?APH- Atendimento Pré hospitalar, Monitor no Projeto Samuzinho SEMSA/ SEMED MACAPÁ possui estágio Supervisionado em Ambulatório e UTI, Desenvolve pesquisa cientifica na área da Urgência e Emergência

Kamila Maria Penna Batista, Faculdade Estácio de Macapá

Acadêmica do curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá, Brasil.

Mônica Cristina da Silva Castro, Faculdade Estácio de Macapá

Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - Rio de Janeiro). Pós-graduação Multiprofissional em Terapia Intensiva (IBPEX/UNINTER).
Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Estácio de
Macapá. Docente dos Cursos de Pós-graduação (lato sensu) em: Enfermagem em Emergência; Geriatria e Gerontologia e Saúde da Família, da Faculdade Estácio de Macapá.
Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e Coordenadora do Núcleo de Urgência e Emergência (NEU) do SAMU (Suporte Básico de Vida) no
município de Macapá.

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Publicado

19-07-2018

Como Citar

Silva, A. B., Lopes, G. M., Batista, K. M. P., & Castro, M. C. da S. (2018). A educação permanente em saúde no serviço de atendimento móvel de urgência. Revista Sustinere, 6(1), 63–83. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.31266