Educação permanente em saúde e interface com a gestão do cuidado

Autores

  • Maria Antonia Ramos Costa Enfermeira- Doutora em Enfermagem. Docente adjunta da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Paranavaí – PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6656-3864
  • Verusca Soares de Souza Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3305-6812
  • Gabriella Michel dos Santos Benedetti Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil.
  • Elen Ferraz Teston Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Paranavaí – PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6835-0574
  • Laura Misue Matsuda Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem. Docente associada da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4280-7203
  • Verônica Francisqueti Marquete Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-8070-6091

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.30708

Palavras-chave:

Educação na enfermagem, Gestão em Saúde, Educação Continuada, Tomada de decisão.

Resumo

O enfermeiro deve adotar a prática administrativa gerencial durante os processos de tomada de decisão, visando o alcance de melhores resultados assistenciais, com a utilização da educação permanente em saúde para que ocorra a produção do conhecimento entre a equipe, com base nos problemas vivenciados, qualificando e formando a equipe. Objetivou-se analisar a percepção de enfermeiros sobre o uso da Educação Permanente em Saúde na gestão do cuidado. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, no qual participaram 15 enfermeiros supervisores de um hospital público do Sul do Brasil. Os dados foram coletados de maio a julho de 2014, por meio do Círculo de Cultura. Dos resultados da análise emergiram dois eixos temáticos: Educação Permanente em Saúde como estratégia para a melhoria da gestão do cuidado apontou que a Educação Permanente consiste numa valiosa estratégia à melhoria da gestão do cuidado e; Possibilidades e fragilidades na operacionalização da Educação Permanente em Saúde, no qual se constatou a intenção dos enfermeiros em implantar a lógica da Educação Permanente na instituição. Entretanto, a gestão centralizada, foi apontada como fator que dificulta essa iniciativa. Conclui-se que apesar das fragilidades institucionais e profissionais, os enfermeiros percebem a Educação Permanente como estratégia potente à melhoria da gestão do cuidado e alvitram implementá-la no serviço.

Biografia do Autor

Maria Antonia Ramos Costa, Enfermeira- Doutora em Enfermagem. Docente adjunta da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Paranavaí – PR, Brasil.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1986), graduação em Licenciatura em Ciências (1989), especialização em Saúde Publica pela Universidade São Camilo(1991) e mestrado pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é Diretora do Centro de Ciências da Saúde, diretor de Pós-graduação da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e Professora Adjunto da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR- Campus Paranavaí-Pr . Tem experiência na área de Educação na Enfermagem, atuando especialmente nas áreas de graduação e pós-graduação, educação permanente de profissionais de saúde, atenção a saúde e gestão do cuidado. Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde -NEPEMAAS-UNESPAR/CNPq e membro do Grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa, Prática e esnino em gestão em saúde - NUPPEGES - UEM/CNPq.

Verusca Soares de Souza, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil.

Enfermeira (2010), Especialista em Enfermagem do Trabalho (2011), Mestre em Enfermagem (2015) e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2015 à 2018). Docente da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí, nas disciplinas Anatomia Geral e Estágio Supervisionado na Administração da Assistência de Enfermagem. Tem experiência na área Hospitalar e Urgência e Emergência. Na pesquisa, atua principalmente com as temáticas gestão do cuidado à saúde e segurança do paciente. Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde (NEPEMAAS UNESPAR/CNPq) e; Núcleo de Pesquisa, Prática e Ensino em Gestão em Saúde (NUPPEGES UEM/CNPq).

Gabriella Michel dos Santos Benedetti, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil.

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2007). Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2009). Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (2012). Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (início em 2015). Atua como Docente do Colegiado de Enfermagem da UNESPAR - Campus de Paranavaí, ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica e Saúde Humana (para o curso de Ciências Biológicas). Tem experiência na área de Saúde Pública, Saúde da Família, Enfermagem Psiquiátrica, Oncologia e Cuidados Paliativos. Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família - NEPAAF, da Universidade Estadual de Maringá e Núcleo de Estudos e, Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde -NEPEMAAS-UNESPAR/CNPq.

Elen Ferraz Teston, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Paranavaí – PR, Brasil.

Enfermeira (2010), Mestre em Enfermagem (2012) e Doutora (2015) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA) e Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Saúde Pública de Porto Alegre. Docente do colegiado de enfermagem da Universidade Estadual do Paraná ? campus Paranavaí e docente do Programa de Pós Graduação Lato sensu do Grupo Rhema. Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família - NEPAAF, da Universidade Estadual de Maringá e Núcleo de Estudos e, Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde -NEPEMAAS-UNESPAR/CNPq. Na pesquisa atua principalmente com as temáticas de doenças crônicas, assistência ao portador de diabetes mellitus, idoso e bebê de risco.

Laura Misue Matsuda, Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem. Docente associada da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil

Possui Graduação em Enfermagem pela Fundação Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (1982), Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. É docente dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Enfermagem, atua na Linha de Pesquisa: Gestão em Saúde e em Enfermagem e; é líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa e de Ensino em Formação de Recursos humanos em Saúde (NEFORHUS), cadastrado no Diretório do CNPq, desde 2002 e do Núcleo de Pesquisa, Prática e Ensino em Gestão em Saúde (NUPPEGES), certificado em agosto de 2015.

 

Verônica Francisqueti Marquete, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná- campus Paranavaí- UNESPAR. Mestranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá- UEM.

Referências

ACIOLI, S., David, H. M. S. L., FARIA, M. G. A. Educação em saúde e a enfermagem em saúde coletiva: reflexões sobre a prática. Revista Enfermagem UERJ, v.20, n.4, p. 533-536, 2012. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v20n4/v20n4a20.pdf >. Acesso em: 20 mar. 2017.

AIKEN, L. H., SLOANE, D. M., BRUYNEEL, L., VAN DEN HEEDE, K..; GRIFFITHS, P., BUSSE, R., SERMEUS, W. Nurse staffing and education and hospital mortality in nine European countries: a retrospective observational study. Lancet, v. 383, n.9931, p. 1824-1830, 2014. Disponível em : <http://doi.org/10.1016/S0140-6736(13)62631-8 >. Acesso em: 15 abr. 2017.

BERNARDES, A., CECÍLIO, L. C. O., ÉVORA, Y. D. M., GABRIEL, C. S., CARVALHO, M. B. Collective and decentralized management model in public hospitals: perspective of the nursing team. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.19, n.4, p. 1003-10010, 2011. Disponível em:< http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000400020>. Acesso em: 16 maio. 2017.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 1.996, 20 de agosto de 2007: Dispõe sobre as diretrizes para a implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília( DF): Ministério da Saúde; 2007.

CHRISTOVAM, B. P., PORTO, I. S., OLIVEIRA, D.C. Nursing care management in hospital settings: the building of a construct. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46 n.3, p. 734-741, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300028>. Acesso em 20 abr. 2017.

DUBOIS, C. A., D’AMOUR, D., TCHOUAKET, E., CLARKE, S., RIVARD, M.; BLAIS, R. Associations of patient safety outcomes with models of nursing care organization at unit level in hospitals. International Journal for Quality in Health Care, v. 25, n. 2, p.110-117, 2013. Disponível em: <.http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23422039>. Acesso em 16 abr. 2017.

FREIRE, P (2013). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra.

GONÇALVES, L., CORTEZ, E., CAVALCANTI, A. Continuous education in health and the implementation of nursing diagnoses: A descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 11, n.2, p. 550-554. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.2012S031>. Acesso em 18 abr. 2017.

JULIANI, C. M. C. M., KURCGANT, P. Educação continuada e gerência participativa: indicadores de qualidade da gestão de recursos humanos em enfermagem. Ciência, Cuidado e Saúde, v.9, n.3, p. 456-463. 2010. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v9i3.7960>. Acesso em 20 abr. 2017.

KLERING, L. R., PORSSEB, M. D. C. S., GUADAGNINC, L. A. Novos caminhos da administração pública brasileira. Análise. A revista acadêmica da Face, v.21, n.1, p. 4-17. 2010. Disponível em: < http://www.tre-rs.jus.br/arquivos/KLERING_Novos_CaminhosADM.pdf>. Acesso em 18 jan. 2018.

LORENZETTI, J., ORO, J., MATOS, E., GELBCKE, F. L. Work organization in hospital nursing: literature review approach. Texto & Contexto Enfermagem, v. 23, n. 4, p. 1104-1112. 2014. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014001510012>. Acesso em 24 abr. 2017.

MACÊDO, N. B., ALBUQUERQUE, P. C., MEDEIROS, K. R. O desafio da implementação da educação permanente na gestão da educação na saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 12, n. 2, p. 379-401. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000200010> . Acesso em 26 abr. 2017.

MUNIZ, M. P., TAVARES, C. M. M. Understanding the nursing tea month e educational process of a psychiatric hospital. Cuidado é Fundamental Online, v. 4, n.2, p. 2883- 2897. 2012. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1769>. Acesso em 28 abr. 2017.

MUNIZ, M. P., PACHECO, C. K. R., FIGUEIREDO, L., TAVARES, C. M. M., SOUZA, A. C. Unveiling the design of therapeutic nursing in mental health: an experience report. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, v.6, n.1, p. 132-140. 2014. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1747>. Acesso em 29 abr. 2017.

NEEDLEMAN, J., BUERHAUS, P., PANKRATZ, S., LEIBSON, C.L., STEVENS, S. R., HARRIS, M. Nurse staffing and inpatient hospital mortality. The New England Journal of Medicine, v. 364, p. 1037-1045. 2011. Disponível em: < http://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/nejmsa1001025>. Acesso em 30 abr. 2017.

OLIVEIRA, Á. C. C. A., ANDRADE, M. Permanent education in health in the supervised treatment of tuberculosis: a descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 11, n.2, p. 509-513. 2012. Disponível em: <http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3974>. Acesso em 19 abr. 2017.

OLIVEIRA, F. M. C. S. N., FERREIRA, E. C., RUFINO, N. A. SANTOS, S., SOLEDADE, M. Educação permanente e qualidade da assistência à saúde: aprendizagem significativa no trabalho da enfermagem. Aquichan, v.11, n.1, p.48-65. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-59972011000100005&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em 18 abr. 2017.

PEIXOTO, L. S., GONÇALVES, L. C., COSTA, T. D., TAVARES, C. M. M., CAVALCANTI, A. C. D., CORTEZ, E. A. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Enfermería Global, v. 29, p. 324-340. 2013. Disponível em: < http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v12n29/pt_revision1.pdf>. Acesso em 23 abr. 2017.

PORTELLA, J. R., PEREIRA, L. R. (2012). Permanent education in health. An instrument to enhance interpersonal relations in nursing work. Investigación y Educación en Enfermería, v.30, n.3, p. 412-417. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-53072012000300015&script=sci_arttext>. Acesso em 24 abr. 2017.

SIMÕES, T. R., VANNUCHI, M. T. O., ROSSANEIS, M. A. SILVA, L. G., MARIA DO CARMO LOURENÇO HADDAD, M. C. L., JENAL, S. Continuing education as conceived by nurses in a high-complexity philanthropic hospital. Revista Enfermagem UERJ, v. 21, n. SP1, p. 642-648. 2013. Disponível em: < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/10042>. Acesso em 23 abr. 2017.

VERSA, G. L. G. S., INOUE, K. C., NICOLA, A. L., MATSUDA, L. M. (2011). Influence of dimensioning the nursing staff on the quality of care of the critical patient. Texto & Contexto Enfermagem, v.20, n.4, p. 796-802. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072011000400020&script=sci_arttext>. Acesso em 24 abr. 2017.

Downloads

Publicado

19-07-2018

Como Citar

Costa, M. A. R., Souza, V. S. de, Benedetti, G. M. dos S., Teston, E. F., Matsuda, L. M., & Marquete, V. F. (2018). Educação permanente em saúde e interface com a gestão do cuidado. Revista Sustinere, 6(1), 37–51. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.30708