Integração ensino-serviço-comunidade na perspectiva da reorientação da formação em saúde

Autores

  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maira Tellechea da Silva Unochapecó
  • Maria Elisabeth Kleba Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.30559

Palavras-chave:

Ensino, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Integração docente assistencial

Resumo

A proposta da integração ensino-serviço-comunidade se orienta pelos pressupostos conceituais que incorporam o processo de educação à transformação social, com base nas necessidades dos sujeitos, no âmbito do seu contexto histórico e social. O estudo apresenta como objetivo identificar resultados produzidos pela implementação dos programas interministeriais (Ministérios da Saúde e Educação) Pró-Saúde e Pet-Saúde na integração ensino-serviço, de acordo com o olhar de profissionais e gestores. Estudo de caso realizado no município de Chapecó/SC, cujos dados foram coletados por meio de grupos focais. A integração ensino-serviço está, em grande medida, presente no pensamento e no trabalho dos profissionais e dos gestores, os quais se compreendem como (co)responsáveis no processo de reorientação da formação. Todavia, a maior parte dos atores refere dificuldades para participar das ações e demandas da Instituição de Ensino, seja pelo excesso de trabalho, seja por falta de estímulos ou ainda por desconhecimento do que envolve o processo de formação na saúde.

Biografia do Autor

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2014). Mestre em Saúde Pública pela UFSC/2005. Graduada em Enfermagem pela UFSC/1998. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UDESC, na graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Representante das Universidades junto à Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES) do Estado de SC. Diretora de Pesquisa da ABEN-SC. Vice-lider do grupo de pesquisa Estudos sobre Saúde e Trabalho (GESTRA/UDESC) e membro do Grupo de Pesquisa Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Formação em Saúde e Enfermagem, Educação Permanente em Saúde e Promoção da Saúde.

Maira Tellechea da Silva, Unochapecó

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, estágio curricular, gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Violências, saúde mental, políticas públicas e saúde coletiva. Coordenadora do PET-saúde da Família entre 2009 a 2012, coordenadora adjunta do Pró-saúde Unochapeco-SESAI (SC). Coordenadora Institucional do PROVAB - Unochapecó entre 2012 e 2016.

Maria Elisabeth Kleba, Unochapecó

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Filosofia - Universitat Bremen (2000), convalidado pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSC, especialização em Ativação de Mudanças na Formação Profissional em Saúde pela ENSP/Fiocruz (2006) e pós doutorado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor da Area de Ciências da Saúde e dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Mestrado Profissional) e em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas, bem como na área da Educação, com ênfase no Ensino em Saúde e em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão em saúde; participação comunitária e controle social; educação e ensino na saúde; metodologias participativas na produção do conhecimento. Foi Coordenadora dos projetos aprovados pela Unochapecó nos editais do Ministério da Saúde: Pró-Saúde e Pró-PET-Saúde, de 2006 a 2015. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Participação Social e é membro da International Collaboration on Participatory Health Research (ICPHR), desde 2012. Participa ainda como membro da Rede-Roda de Conversas: Diálogos sobre metodologias de pesquisa-ação participativa, que tem reunido pesquisadores para compartilhar e construir conhecimentos e experiências, fortalecendo essa abordagem de pesquisa no Brasil.

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Publicado

16-01-2018

Como Citar

Vendruscolo, C., da Silva, M. T., & Kleba, M. E. (2018). Integração ensino-serviço-comunidade na perspectiva da reorientação da formação em saúde. Revista Sustinere, 5(2), 245–259. https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.30559