Metodologia Students' Evaluation of Teaching (SET): Potencialidades para a EaD

Autores

  • Thomaz Edson Veloso da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.29516

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Qualidade de Ensino, EaD

Resumo

O atual cenário brasileiro continua apontando uma forte tendência: a utilização da EaD como facilitadora eminente dos processos de formações profissionais. No ano de 2016, o Centro de Educação a Distância do Ceará ofertou 32 cursos na modalidade EaD, capacitando mais de 4000 professores, gestores escolares e alunos, sendo que 2476 cursistas participaram voluntariamente desta pesquisa, avaliando o curso com base no instrumento de avaliação da qualidade do ensino QEOn, gerando os cinco indicadores. Este estudo aponta para uma das formas de utilização do QEOn para tomada de decisão por parte dos gestores do processo de formação via EaD.

Biografia do Autor

Thomaz Edson Veloso da Silva, Universidade Federal do Ceará

Tem graduação em Licenciatura em Física e mestrado em Engenharia de Teleinformática, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de estatística multivariada com a utilização da álgebra linear e multilinear aplicados à problemas de análise de dados e reconhecimento de padrões em Educometria, Educação a Distância, Avaliação Educacional e Ensino de Física. Atualmente cursa duplo doutorado em Engenharia de Teleinformática e Ciências pela UFC e pela University of Copenhagen, respectivamente. O objeto de estudo da sua tese é a utilização da Educometria para reconhecimento de padrões em contextos educacionais. Tem interesse e atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino de ciências, EaD, avaliação educacional, pesquisa educacional, estatística multivariada, educometria e álgebra linear e multilinear e suas aplicações.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

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Publicado

08-12-2017

Como Citar

Silva, T. E. V. da, & Vasconcelos, F. H. L. (2017). Metodologia Students’ Evaluation of Teaching (SET): Potencialidades para a EaD. Revista Sustinere, 5(2), 184–198. https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.29516