Gestão do conhecimento nas relações da sociedade da informação pela web

Autores

  • Norival Carvalho Cunha FUCAMP - Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Thais Naiane Barcelos Cunha
  • Suiane Renata Pereira Costa
  • Nathália Barcelos Cunha

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.26707

Palavras-chave:

Internet, Educação, Gerações, Tecnologia

Resumo

A internet provocou uma revolução a todas as áreas do conhecimento, trazendo novas possibilidades e vários desafios, sendo o principal deles ensinar o gerenciamento dos inúmeros dados disponíveis, de maneira a transformá-los em informação e em conhecimento. Por meio dessa, os docentes podem contar com sistemas complexos e abrangente na ampliação do conhecimento e no preparo das aulas, podendo promover uma alteração na relação da escola com o meio social e, com isso, uma maior interação e envolvimentos de vários temas; o que poderá diminuir as distâncias e expandir muito além dos limites geográficos das salas de aula. Apesar das diferenças culturais existentes entre as gerações de professores e alunos, a web tem a capacidade de proporcionar desses profissionais a fim de torná-los agentes transformadores das novas gerações, aproximando-os pelo conhecimento e os auxiliando na compreensão da realidade além dos links da internet e equilibrando, ao mesmo tempo, o contexto da aula. O presente artigo tem por objetivo mostrar os impactos sofridos pelo sistema educacional nas relações de trabalho dos professores e a relação desses com a sala de aula a partir da influencia da internet. O referencial teórico aborda literaturas sobre tecnologias da informação, internet e sistema educacional em âmbito geral.

Biografia do Autor

Norival Carvalho Cunha, FUCAMP - Fundação Carmelitana Mário Palmério

CV: http://lattes.cnpq.br/4167908966539461Professor Mestre e Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração da FUCAMP - Fundação Carmelitana Mário Palmerio. Professor Avaliador do Comite Ético em Pesquisa da FACIHUS-FUCAMP. Pesquisador nas áreas de Gestão, Educação e Tecnologia. Consultor e Palestrante nas áreas Empresarial e Educacional.

Thais Naiane Barcelos Cunha

Graduada em Psicologia pela UFU – Universidade de Uberlândia
MBA Executivo – Gestão Organizacional e Desenvolvimento de Talentos Humanos – PUC –
Pontifícia Universidade Católica
MBA Neuropedagogia – PASSO UM

Suiane Renata Pereira Costa

Graduada em Administração pela FUCAMP
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FUCAMP
Graduanda em Ciências Contábeis pela FUCAMP

Nathália Barcelos Cunha

Graduada em Engenharia Eletricista – UFU – Universidade Federal de Uberlândia
Graduanda em Engenharia Civil – UNITRI – Centro Universitário do Triângulo
Pós-Graduação em Técnicas de Engenharia em Segurança do Trabalho – PITAGÓRAS (Krodon)

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Publicado

28-07-2017

Como Citar

Cunha, N. C., Cunha, T. N. B., Costa, S. R. P., & Cunha, N. B. (2017). Gestão do conhecimento nas relações da sociedade da informação pela web. Revista Sustinere, 5(1), 114–134. https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.26707