O estudo da diferença de potencial (DDP) a partir de reação de oxirredução (pilha) e aplicação da modelagem e simulação computacional

Autores

  • Yan Pedro Ulrich Mendes Ferreira IQ-UERJ
  • Alan Freitas Machado UERJ-IF
  • Diego Barbosa Moura UFF
  • Claudio Elias da Silva IF-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.19689

Palavras-chave:

Software educacional, Aprendizagem, Modelagem computacional, Modellus

Resumo

A proposta desse trabalho é descrever uma experiência bem sucedida de ensino e aprendizagem aplicada a um grupo de estudantes do ensino médio com emprego do software educacional Modellus para simular uma reação de oxirredução em meio de ácido cítrico com eletrodos de ferro e cobre (pilha) e com isto objetiva-se estudar o comportamento do sistema através dos valores da energia potencial (DDP) que são fornecidos pela modelagem em função do volume de solução e confrontá-los com os valores obtidos experimentalmente. Observa-se então que o processo de criação da modelagem computacional vai além de uma melhora apenas nos conhecimentos teóricos dos alunos, estimulando-os a questionarem sobre toda a teoria envolvida no processo de criação da modelagem, propondo sugestões e buscando soluções para que contornem alguns problemas e limitações do software. Sendo assim, os alunos são levados para além de uma aprendizagem puramente teórica e abstrata, possibilitando que se apropriem dos fundamentos matemáticos e físicos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo um olhar crítico e estabelecendo sua autonomia através do diálogo entre seus pares e o professor.

 

 

DOI: 10.12957/sustinere.2016.19689

Biografia do Autor

Yan Pedro Ulrich Mendes Ferreira, IQ-UERJ

Graduando em engenharia química no Instituto de

Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Alan Freitas Machado, UERJ-IF

Formado em Física pela UERJ (Licenciatura e bacharelado) mestre em engenharia nuclear (Instituto militar de engenharia) e doutor em geofisica (Observatório Nacional). Trabalho com modelagem computacional na criaçao de software educacional par ensino de ciências, coordenador do PIBID UERJ subprojeto Física, coordenador de projetos de inovação tecnológica da capes e Faperj, atualmente coordeno grupo de robótica no Liec (projeto que sou coordenador de informatica)

Diego Barbosa Moura, UFF

Professor Assistente do Colégio Universitário

Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense

Claudio Elias da Silva, IF-UERJ

Professor Associado do Departamento de Eletrônica Quântica do

Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

18-07-2016

Como Citar

Ferreira, Y. P. U. M., Machado, A. F., Moura, D. B., & Silva, C. E. da. (2016). O estudo da diferença de potencial (DDP) a partir de reação de oxirredução (pilha) e aplicação da modelagem e simulação computacional. Revista Sustinere, 4(1), 61–81. https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.19689