“Vestígios do passado”: o discurso histórico e a ficção pós-moderna

Autores

  • Paula Alves Chagas Universidade Federal Fluminense / Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Madalena Vaz-Pinto Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2014.7917

Palavras-chave:

História. ficção, Foco narrativo. Leitor. Balada da Praia dos Cães. Nove noites. José Cardoso Pires. Bernardo Carvalho.

Resumo

A proposta deste trabalho é estudar os romances Balada da Praia dos Cães, de JoséCardoso Pires,e Nove noites, de Bernardo Carvalho, levando em consideração o foconarrativo, o caráter metaficcional dessas narrativas e as relações entre história e ficção nosdois romances. Interessa-nos observar o modo como cada um dos autores se apropria dehistórias e personagens reais para desenvolver tramas ficcionais de alto teor reflexivo.Recorreremos a Hayden White e sua distinção entre evento e fato, ao conceito de metaficçãohistoriográfica, de Linda Hutcheon (1991), e aos textos de Ana Paula Arnaut (2002) e LuizCosta Lima (2008). Nossa perspectiva se baseia na leitura das seguintes obras: a publicaçãodigital Vozes da Balada (2012), o ensaio “Memória descritiva” (PIRES, 1999) e o livro Omundo fora dos eixos (Carvalho, 2005).

Biografia do Autor

Paula Alves Chagas, Universidade Federal Fluminense / Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Paula Chagas é graduada em Letras pela UERJ/FFP, cursa Especialização em Estudos Literários na UERJ/FFP e é mestranda em Literatura Brasileira e Teoria pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Madalena Vaz-Pinto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

MadalenaVaz-Pinto é professoraAdjunta de Literatura Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores daUERJ e doutora em Letras pelaPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007).

Downloads

Publicado

2014-10-13

Edição

Seção

Estudos Literários