A imbricada relação entre língua e literatura: o texto literário na sala de aula de língua estrangeira

Autores

  • Talles Henrique Lima Universidade Federal de Goiás
  • Neuda Alves do Lago UFG

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7913

Palavras-chave:

Língua Estrangeira. Ensino e Aprendizagem. Texto Literário.

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada em um curso livre de idiomas nacidade de Jataí, Goiás. O meu objetivo de pesquisa foi verificar de que forma os professores de língua inglesa deste curso têm feito uso do texto literário em suas aulas. Os objetivos específicos deste trabalho são: 1) fazer um levantamento através de um questionário semifechado, entrevistas e narrativas, se estes professores utilizam o texto literário em suas aulas; 2) como e por que o utilizam; e 3) como é a receptividade dos alunos em relação às atividades propostas. Os resultados nos mostram que os professores têm feito uso do texto literário de diversas formas e que essa ferramenta tem colaborado para a aprendizagem da língua alvo de seus alunos.

Biografia do Autor

Talles Henrique Lima, Universidade Federal de Goiás

Talles Henrique Alves de Lima

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Goiás (2011) e é aluno regular do curso de pós-graduação lato senso em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna e Estrangeira pela mesma universidade. Atualmente é professor do curso de Letras da UFG, Campus jataí, atuando nas áreas de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4290586P3

Email: talleshenriquelima@gmail.com

Telefones: (64) 3632-6385 / 8109-6955

 

Neuda Alves do Lago

É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2007), com tese defendida na área de Lingüística Aplicada ao ensino de Literaturas de Língua Inglesa. Atualmente, é professora de Literaturas de Língua Inglesa no curso de Letras Inglês, de Literatura e Cinema no Curso de Especialização em Linguística Aplicada, de Educação e Linguagem no Mestrado em Educação, e de Língua Estrangeira no Mestrado em Agronomia, na UFG.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C729496

Email: neudalago@hotmail.com

Telefones: (64) 3631-3751 / 9958-7978

 

Neuda Alves do Lago, UFG

possui Licenciatura em Letras Português e Inglês (1997), mestrado em Letras e Lingüística (2002), com dissertação defendida na área de Lingüística aplicada ao ensino de inglês como Língua Estrangeira, e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2007), com tese defendida na área de Lingüística aplicada ao ensino de Literaturas de Língua Inglesa. Atualmente, é professora de Literaturas de Língua Inglesa no curso de Letras Inglês, de Educação e Linguagem no Mestrado em Educação, de Língua Estrangeira no Mestrado em Agronomia, e de Literatura e Cinema no Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Linguística Aplicada, na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação Superior, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Literaturas em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: English Literatures, English Teaching and Research, Affective Domain influencing Language Learning, Self-esteem, Collaborative Learning, and Intersemiotic Translation from Literature to Cinema.

Downloads

Publicado

2014-03-31