Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental

Autores

  • Daniela Moreira Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7905

Palavras-chave:

Abordagem instrumental. Ensino-Aprendizagem de Inglês. Gêneros textuais. Sequências didáticas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar como um trabalho processual com ogênero textual abstract, organizado em uma sequência didática, pode contribuir para quealunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus de Vitória da Conquista, sedesenvolvam como aprendizes de inglês para agirem socialmente na sua área de atuaçãoacadêmica e/ou profissional, considerando que esta é a finalidade do ensino de inglês sob umaabordagem instrumental. Como aporte teórico, consideramos a abordagem instrumental para oensino de inglês, os estudos sobre gêneros textuais e o trabalho com gêneros através desequências didáticas sob uma perspectiva sociointeracionista de linguagem. A pesquisa-açãoconfigurou-se como a mais adequada para este estudo pois, a partir dos dados obtidos duranteo procedimento da sequência didática, permite que os resultados sejam aplicados na melhoriada prática docente e da aprendizagem dos alunos. Participaram da pesquisa dez alunos docurso de BSI e foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: dois questionários e asnotas de campo da professora-pesquisadora. Após a análise dos dados, percebemos que houveuma melhora considerável no desenvolvimento dos alunos, estimulando-os, também, a criarestratégias próprias no intuito de aprenderem a língua inglesa de uma maneira eficaz. Alémdisso, estes reconheceram a relevância de estudar o gênero textual abstract para sua vidaacadêmica e/ou profissional.

Biografia do Autor

Daniela Moreira Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e especialista em Inglês como Língua Estrangeira pela mesma universidade. Professora de língua inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus de Vitória da Conquista.

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação/Estudos da Linguagem pela Southern Illinois University. Professor pleno de Língua Inglesa e de Linguística Aplicada da Uesb.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios