Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural

Autores

  • Headson Rogers da Silva Santos Universidade Federal do Pará - Instituto de Letras e Comunicação - Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas
  • José Carlos Chaves da Cunha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7894

Palavras-chave:

Turmas Heterogêneas. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas docentes.

Resumo

Este artigo é originário de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará(UFPA) com o objetivo de verificar se, e em que medida, as práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural (des) favorecem o ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Assentamo-nos nos aportes teóricos da interculturalidade, à luz de autores como Abdallah-Pretceille (2003), Mendes (2004) e Chianca (2007). Observamos duas turmas heterogêneas de PLE e cinco professores estagiários.Após análise das gravações e descrições feitas em sala de aula, apresentamos neste trabalho os primeiros resultados obtidos.

Biografia do Autor

Headson Rogers da Silva Santos, Universidade Federal do Pará - Instituto de Letras e Comunicação - Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas

Headson Rogers da Silva Santos é graduando em Letras - língua francesa, pela Universidade Federal do Pará. Foi bolsista PIBIC no projeto “Práticas docentes, metalinguagem e usos de material didático em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural”, sob a orientação do Prof. Dr. José Carlos Chaves da Cunha. Tem experiência na área de ensino/aprendizagem de francês língua estrangeira e português língua estrangeira.

Email: headson.rogers@gmail.com. Telefone: 091-3352-7761. Celular: 091-8247-6668

José Carlos Chaves da Cunha, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1974), mestrado em Lingüistica - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1978), doutorado (1980) e pós-doutorado (1990) em Ciências da Linguagem pela Universite de Toulouse II (Le Mirail). Professor Associado-4 da Universidade Federal do Pará, tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente no campo do ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira). Em 2007 recebeu o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela Université des Antilles et de la Guyane da França.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios