A Americanas foi de Mesbla, a Netflix vai de Blockbuster e eu quase fui de Olavo de Carvalho: a construção de fim/morte/falência com o padrão <[IR DE N]> no português brasileiro contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.73487

Palavras-chave:

Verbo ir, Esquema sintático, Metáfora conceptual, Gramática de construções

Resumo

Neste artigo, propõe-se uma análise de uma construção inovadora do português brasileiro que apresenta o padrão formal <[ir de N]> associado ao significado de fim/morte/falência. Alguns exemplos encontrados são: “A Americanas foi de Mesbla”, “spotify foi de guilherme de padua” e “prendi meu dedo na porta e quase fui de Olavo de Carvalho”. As realizações encontradas foram recolhidas de textos escritos por usuários do Twitter e analisadas conforme os princípios teóricos da Gramática de Construções Baseada no Uso (GOLDBERG, 2006; 2012; PINHEIRO, 2016; BYBEE, 2016; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2021) e da Semântica Cognitiva (LAKOFF, 1993; LAKOFF; JOHNSON, 2002; FILLMORE, 2009). O quadro de análise proposto consiste em dois aspectos principais: (a) a construção de morte/fim/falência <[ir de N]> é uma instanciação da metáfora conceptual A VIDA É UMA VIAGEM; (b) tal construção é decorrente de um processo cognitivo de analogização (FISCHER, 2009; BYBEE, 2016) em que, a partir da realização ir de base, comumente usada no jogo eletrônico League of Legends, outras foram sendo criadas a partir do referido mecanismo cognitivo.

Biografia do Autor

Natival Almeida Simões Neto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Assistente-A de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde atua, também, como Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL-UEFS). Doutor e Mestre na área de Linguística Histórica pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduou-se em Letras Vernáculas (Licenciatura) nessa mesma universidade. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É o atual presidente do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Tem se dedicado a pesquisas nas áreas de morfologia, semântica e antroponímia da língua portuguesa. Interessa-se, em especial, por trabalhos que se insiram no âmbito da Morfologia Histórica, Morfologia Construcional, Gramática de Construções, Linguística Funcional Centrada no Uso, Semântica Cognitiva e Antroponomástica. Está cadastrado no diretório dos seguintes grupos de pesquisa: (a) PROHPOR - Programa Para a História da Língua Portuguesa (UFBA); (b) CE-DOHS - Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (UEFS); (c) D&G - Discurso e Gramática (UFF). Coordena o projeto "CONHPOR - Construcionário Histórico da Língua Portuguesa: esquemas morfológicos e sintáticos do português em abordagens construcionais, relacionais e cognitivistas - Primeira etapa: o português arcaico (séculos XII-XVI), cuja resolução CONSEPE/UEFS 116/2021 foi publicada em 20 de novembro de 2021, no Diário Oficial do Estado da Bahia. Atuou na organização das seguintes coletâneas: (a) Morfologia Construcional: avanços em língua portuguesa (EDUFBA, 2022); b) Nomes próprios: abordagens linguísticas (EDUFBA, 2021); (c) Dez leituras sobre o léxico (EDUNEB, 2019); (d) Olhares sobre o léxico: perspectivas de estudos (EDUNEB, 2018); (e)Redes lexicais: descrições, análises e histórias (Editora Mares, 2016). É autor de artigos publicados em livros e periódicos nacionais e internacionais. E-mail para contato: nativalneto@gmail.com; nasneto@uefs.br.

Diego Spader de Souza

É Doutor (CAPES/PROSUP) em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (São Leopoldo/RS). Realizou período de Doutorado-Sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidade do Texas em Austin, sob orientação do Prof. Ph.D. Hans C. Boas. Foi membro do grupo de pesquisa SemanTec - Semântica e Tecnologia, tendo atuado no projeto "Convergências entre Semântica de Frames e Lexicografia Computacional". Interesses de pesquisa e estudo incluem: Semântica Lexical, Semântica Cognitiva (com ênfase em Semântica de Frames) e Lexicografia Computacional.


Downloads

Publicado

2023-04-28

Edição

Seção

Dossiê: Gramática de Construções Baseada no Uso