Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7071Palavras-chave:
Competência docente. Formação de professores. Prática reflexiva. Ensino de línguas.Resumo
O presente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações acerca dascompetências docentes sob a perspectiva de um grupo de professores de línguas da redepública. Adotamos como principal base teórica os textos de Paulo Freire (2001), PhilippePerrenoud (2002), Edgar Morin (2003) e Maurice Tardif (2002), e a partir destes textosfazemos algumas reflexões tomando como ponto de partida questões respondidas porprofessores de línguas. Durante um curso de extensão oferecido aos professores, lançamos aquestão-base do nosso estudo: quais competências são necessárias para que um professor sejaconsiderado um bom profissional na atualidade? A partir das respostas dadas individualmentee de discussões em grupo, realizamos uma análise comparativa em relação à teoria adotada,além de outros questionamentos acerca da formação dos professores. Todos os participantesapontaram as mesmas duas competências: o uso de novas tecnologias e o domínio doconteúdo ensinado. Outras competências também foram mencionadas pelos diferentesprofessores. Tal exercício, além de fornecer subsídios para nosso estudo, também serviu comouma autoavaliação, um exercício reflexivo dos professores em relação à própria atuação.Esperamos, a partir dos questionamentos elencados nos textos e das respostas dos professores,revisitar as competências necessárias para se atuar com eficácia no ofício de professor delínguas estrangeiras.
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