Narrativas de alunos e professores: uma construção conjunta de identidades profissionais

Autores

  • Renata Lopes de Almeida Rodrigues FFP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.6311

Palavras-chave:

Narrativa, identidades profissionais, discurso

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal discutir o conceito de narrativas à luz de teóricos das áreas da Linguística Aplicada, da Psicologia Social, entre outras, e relacionar esse forma de usar o discurso no mundo soccial como uma maneira de historicizar a vida social e profissional.  As narrativas utilizadas para fins de análise de dados, permitem um olhar para o ato de narrar em contextos institucionais como uma forma de construirmos identidades profissionais– as nossas e as daqueles com quem interagimos.            O trecho narrativo selecionado é parte de uma gravação em áudio de um encontro entre duas professoras-orientadoras (entre as quais eume incluo) e seus alunos-bolsistas de um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade no estado do Rio de Janeiro. Nesse contexto, busco entender como as narrativas que surgem na interação entre professoras-orientadoras e professores em formação inicial contribuem para a construção das identidades desses participantes.  Minha intenção é focar no uso dessa forma de discurso para nos posicionarmos social e profissionalmente. DOI 10.12957/soletras.2013.6311

Biografia do Autor

Renata Lopes de Almeida Rodrigues, FFP/UERJ

Professora de Língua Inglesa do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e do Departamento de Línguas e Literatura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp_UERJ). Doutoranda em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio.  Suas áreas de interesse de pesquisa são Linguística Aplicada, Formação de professores de línguas, discurso e identidades, além do ensino de língua inglesa.

Downloads

Publicado

2013-09-05

Edição

Seção

Ensino