O linguajar carioca, de Nascentes: o discurso naturalista nos dizeres sobre língua nacional nos anos 1920

Autores

  • Thiago Mattos Universidade Federal Fluminense - UFF LAS - Laboratório Arquivos do Sujeito Faperj
  • Vanise Medeiros Universidade Federal Fluminense - UFF LAS - Laboratório Arquivos do Sujeito Faperj CNPq

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.5688

Palavras-chave:

História das ideias linguísticas, Análise do discurso, Nascentes, Discurso naturalista, Língua nacional

Resumo

Debruçamo-nos sobre O linguajar carioca, de Nascentes (1922), perguntando-nos i) em que medida comparece um modo de significar língua do/no Brasil que filia-se a Amadeu Amaral (O dialeto caipira, 1920), significando a língua do/no Brasil como derivação (imperfeita) da matriz lusitana; ii) em que medida a memória naturalista não comparece também em Nascentes; iii) e em que medida o modo de Nascentes significar língua do/no Brasil contribui para a formação de uma determinada posição-sujeito lusitana e uma determinada memória naturalista que colocam a língua do/no Brasil no lugar do erro, do desvio, da deturpação (discurso lusitano) e no lugar da patologia, da moléstia, organismo lacunar e degenerado, espécie de variação doente da língua matriz portuguesa (discurso naturalista, em articulação com o discurso lusitano). Filiamo-nos, para tanto, à História das Ideias Linguísticas (Auroux) articulada à Análise Discurso (Pêcheux), pensando “o conhecimento como um discurso” (Pêcheux, 1988) e, em consequência, compreendendo um instrumento de produção de conhecimento metalinguístico como discurso, objeto simbólico e histórico, e não apenas imparcial objeto descritivo da língua. Entendemos a língua como lugar de disputa de sentido: lugar em que trabalha a ideologia. É olhando para o texto que identificamos os movimentos ideológicos, as posições-sujeito, a memória discursiva. DOI 10.12957/soletras.2013.5688

Biografia do Autor

Thiago Mattos, Universidade Federal Fluminense - UFF LAS - Laboratório Arquivos do Sujeito Faperj

Thiago Mattos é bolsista da Faperj (IC) e graduando em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Além da atividade acadêmica, dedica-se à atividade literária, tendo publicado Teu pai com uma pistola (Confraria do Vento, 2012).

Vanise Medeiros, Universidade Federal Fluminense - UFF LAS - Laboratório Arquivos do Sujeito Faperj CNPq

Vanise Medeiros é bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e CNPq. É professora-adjunta na Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2013-09-05

Edição

Seção

Estudos Linguísticos