Algumas notas sobre Morfologia Relacional: uma “prima” da Gramática das Construções

Autores

  • Carlos Alexandre Victorio Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro - Professor Titular do PPGLEV (Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas) https://orcid.org/0000-0003-3672-3852

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2021.56162

Palavras-chave:

Morfologia. Formação de palavras.

Resumo

No presente artigo, pretendemos apresentar um recente quadro teórico surgido no âmbito da Gramática das Construções: a Morfologia Relacional. Desenvolvida nos quatro últimos anos por Ray Jackendoff (USA) e Jenny Audring (Holanda), o modelo inova não apenas ao priorizar a morfologia, como o faz a Morfologia Construcional de Booij (2010), mas também por enfatizar as relações horizontais entre esquemas, generalização que os autores denominam de “esquemas irmãos”. Procuramos mostrar suas vantagens no tratamento de questões morfológicas, como os hápax sufixais e os padrões “virais”, muito embora o modelo também aborde questões sintáticas. Ao apresentar esse novo quadro teórico, procuramos mostrar os pontos de convergência e de divergência entre este e outras abordagens construcionistas.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Victorio Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Professor Titular do PPGLEV (Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas)

Doutor em Linguística. Pesquisador 1 do CNPq. Docente permanete do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas; Núcleo de Estudos Morfológicos do Português do Departamento de Letras.

Downloads

Publicado

2021-01-13

Edição

Seção

Dossiê: Funcionalismo e Cognitivismo: o viés cognitivista da gramática funcional