SOLETRAS online - ISSN 2316 8838
Revista do Departamento de Letras
Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ
Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br
Maria Cristina Batalha
http://lattes.cnpq.br/5052083746041344
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Brasil
Doutora em Literatura Comparada, pela UFF, em 2003. Profa. Associada do Instituto de Letras da UERJ. Bolsista de produtividade do CNPq. Bolsista do programa Prociência da UERJ/FAPERJ. Membro associado do CREPAL (Centre de Recherche sur les Pays Lusophones) da Universidade de Paris 3, Sorbonne-Nouvelle. Pós-doutorado de 2007 a 2008 e em 2015 a 2016, no CREPAL, da Iniversité Sorbonne-Nouvelle, Paris 3, com bolsa da CAPES. Membro do GR.Pesq " Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica", vinculado à ANPOLL, e do Projeto "Vertentes do Insólito Ficcional", vinculado ao CNPq. Livros publicados: O fantástico brasileiro: contos esquecidos, pela editora Caetés, 2011; Nelson Rodrigues, persona, pela EDUERJ, em 2013. Vários aritgos e capítulos de livro, publicados no Brasil e no exterior. Organizadora de eventos acadêmicos e de obras coletivas. Projeto em desenvolvimento na UERJ, inscrito na SR2, "Literatura menor, literatura maior (II)", com financiamento FAPERJ. Este projeto tem por proposta estudar algumas manifestações literárias consideradas pela crítica como "menores", sobretudo no espaço das literaturas francesa, brasileira e portuguesa, no período identificado como “ultra-romântico”, onde viceja a chamada literatura "frenética “ e também as demais manifestações da chamada literatura menor no espaço das literaturas africanas de língua portuguesa e francesa. o projeto "Escritores menores: seu legado e contribuição para o arquivo literário", com bolsa do CNPq, a iniciar-se em março de 2017, tem como objetivo principal estudar os autores considerados “menores" pela historiografia literária e os espaços de visibilidade/invisibilidade a eles reservados nos séculos XIX e início do XX, nos contextos do Brasil, França e Portugal. Pela condição de "menores", também serão contemplados alguns escritores africanos de língua portuguesa e de língua francesa, dando, assim, sequência ao meu perfil de pesquisa anterior.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
SOLETRAS online - ISSN 2316 8838
Revista do Departamento de Letras
Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ
Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br