Narrativas curtas de Émile Zola: aspectos da recepção da obra do escritor no Brasil entre 1860 e 1914

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2020.51401

Palavras-chave:

Contos e novelas. Émile Zola. Naturalismo. Imprensa brasileira. Recepção.

Resumo

Neste artigo, ao mapearmos as narrativas curtas de autoria do escritor francês Émile Zola (1840-1902), entre 1860 e 1914, publicadas em periódicos das regiões Norte e Nordeste do Brasil, buscamos destacar, no âmbito da obra do escritor, um conjunto de textos geralmente colocados em segundo plano em relação à sua produção romanesca naturalista, estética e simbolicamente mais valorizada pela crítica e pela pesquisa acadêmica. Este artigo apresentará, portanto, uma análise das características estéticas de parte desses contos e novelas, frequentemente associados a uma fase romântica e juvenil do escritor, no intuito de destacar seu lugar como parte constitutiva da obra de Zola. Através da pesquisa de fontes, pela recuperação de textos literários do passado inseridos nos modos de funcionamento da imprensa brasileira oitocentista, acrescentamos novos dados sobre a recepção de Zola no Brasil, trazendo à luz traços dos gostos e preferências dos leitores brasileiros do século XIX e início do século XX.

Biografia do Autor

Eduarda Araújo da Silva Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Letras Neolatinas (UFRJ). Tutora-coordenadora de Letras (UFF/CEDERJ). Professora substituta de Letras do IFF (Campos-Centro).

Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Letras Neolatinas (UFRJ), Professor Associado da UFRJ, Líder do Grupo ARS - Arte-Realidade-Sociedade (CNPq-FBN).

Downloads

Publicado

2020-09-05

Edição

Seção

Dossiê: Periódicos & Literatura