Trabalho docente com jovens e adultos nas perspectivas dialógicas de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin

Autores

  • Marcia Soares de Alvarenga FFP/UERJ
  • Marcela Parmanhane Garcia FFP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5050

Palavras-chave:

Trabalho docente. Alfabetização de jovens e adultos. Dialogismo.

Resumo

A pesquisa realizada junto às professoras alfabetizadoras de jovens e adultos nosmobilizou a compreender como os enunciados orais e escritos dos estudantes poderiamcontribuir para transpor dificuldades em relação ensino da língua materna em turmas dealfabetização inicial e continuada de jovens e adultos. Orientada pela perspectiva dialógica dePaulo Freire e Bakhtin, a questão sobre como as professoras iriam dispor de acervosenunciativos evidenciou o desafio epistemológico relacionado à ideia de que se fariamsentidos, para as próprias docentes, os textos produzidos pelos alunos nos contextos das aulas.Os resultados da pesquisa ressaltaram dois relevantes aspectos: se, por um lado, apreocupação das professoras com a correção linguística se manteve como objetivo principaldo ensino da língua materna, por outro lado os enunciados dos estudantes foram reconhecidoscomo textos, objetos de sentido para a alfabetização, favorecendo o encontro de váriasconsciências, de vários textos.

Biografia do Autor

Marcia Soares de Alvarenga, FFP/UERJ

Professora da Graduação e do Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais daFaculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa financiada comauxílio FAPERJ.

Marcela Parmanhane Garcia, FFP/UERJ

Graduada em Letras e Mestranda do Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2012-12-19