Universitários vão à escola: relatos de sujeitos envolvidos na “construção de pontes” entre a Faculdade de Formação de Professores da UERJ e o Colégio Estadual Capitão Oswaldo Ornellas
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5049Palavras-chave:
Universidade. Escola. Relatos de experiência. FormaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir, de maneira específica, sobre as mudançasocorridas no Colégio Estadual Capitão Oswaldo Ornellas, em São Gonçalo, a partir daatuação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) edas atividades desenvolvidas pelos monitores do projeto “Mais Educação” – estudantes degraduação da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ. Para isso, coletamosrelatos de sujeitos envolvidos na ligação entre a FFP e a unidade escolar em questão. O artigodialoga, principalmente, com as contribuições de Prado & Soligo (2010); tais autores nosajudam a pensar a importância de relatar a experiência, em especial de indivíduos que estãopassando por processo de formação. Os sujeitos cujas experiências serão relatadas no presentetexto são: (1) as professoras/supervisoras do PIBID; (2) um bolsista do mesmo projeto; (3)uma monitora do Projeto “Mais Educação”; (4) um aluno da escola; (5) a diretora geral daunidade escolar. Além disso, procuramos imprimir nosso próprio relato. Acreditamos que arelevância do trabalho consiste em avaliar quais são os benefícios gerados para alunos,professores e futuros professores quando pontes são construídas entre a Faculdade e a escola.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.