Universitários vão à escola: relatos de sujeitos envolvidos na “construção de pontes” entre a Faculdade de Formação de Professores da UERJ e o Colégio Estadual Capitão Oswaldo Ornellas

Autores

  • Milena Salles Marques Domás FFP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5049

Palavras-chave:

Universidade. Escola. Relatos de experiência. Formação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir, de maneira específica, sobre as mudançasocorridas no Colégio Estadual Capitão Oswaldo Ornellas, em São Gonçalo, a partir daatuação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) edas atividades desenvolvidas pelos monitores do projeto “Mais Educação” – estudantes degraduação da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ. Para isso, coletamosrelatos de sujeitos envolvidos na ligação entre a FFP e a unidade escolar em questão. O artigodialoga, principalmente, com as contribuições de Prado & Soligo (2010); tais autores nosajudam a pensar a importância de relatar a experiência, em especial de indivíduos que estãopassando por processo de formação. Os sujeitos cujas experiências serão relatadas no presentetexto são: (1) as professoras/supervisoras do PIBID; (2) um bolsista do mesmo projeto; (3)uma monitora do Projeto “Mais Educação”; (4) um aluno da escola; (5) a diretora geral daunidade escolar. Além disso, procuramos imprimir nosso próprio relato. Acreditamos que arelevância do trabalho consiste em avaliar quais são os benefícios gerados para alunos,professores e futuros professores quando pontes são construídas entre a Faculdade e a escola.

Biografia do Autor

Milena Salles Marques Domás, FFP/UERJ

Graduada em Letras na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Atualmente está concluindo o Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais, pela mesma instituição. Pesquisa,principalmente, os temas: práticas de linguagem e novas tecnologias da informação e da comunicação.

Downloads

Publicado

2012-12-19