Conhecendo espacialidades com Carlos Drummond de Andrade

Autores

  • Manoel Martins de Santana Filho FFP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5042

Palavras-chave:

Geografia. Literatura. Educação geográfica. Carlos Drummond de Andrade.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência que revela o potencial e as possibilidades fecundas que nascem do diálogo da Geografia com a literatura. Diálogo que promove leitura,cognição e representação sobre o mundo e sua geograficidade. A partir da produção de Carlos Drummond de Andrade exploram-se algumas dessas veredas que revelam a geografia do texto literário e a literatura inspirando-se em dada geografia. A leitura desses textos exemplificados na experiência relatada apresenta-nos algumas visões da experiência humana sobre ocotidiano, sobre a memória, sobre a vida urbana e rural, sobre a história, a memória e acultura. Por fim, pretende-se que este diálogo geoliterário promova uma educação geográfica que possibilite aos estudantes e ao homem contemporâneo desenvolver sua condição deautoria e expressão.

Biografia do Autor

Manoel Martins de Santana Filho, FFP/UERJ

Geógrafo-educador pela UFF, com Mestrado em Educação pela UERJ e doutorado em Geografia pela USP.Atualmente é docente e diretor da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio deJaneiro, Município de São Gonçalo, onde trabalha com Didática e Metodologia da Geografia. Desenvolve grupos de pesquisa sobre os temas: Didática e Epistemologia da Geografia e mantém Grupo de Estudo sobre Geografia e Literatura.

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Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Estudos Literários