As vanguardas europeias na criação estética de Anita Malfatti e Cecília Meireles: um estudo interartes

Autores

  • Marcela V da Silva UNESP
  • Mariana M. T. da Silva UENP
  • Moisés G. dos Santos Jr. UENP

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5033

Palavras-chave:

Vanguardas. Anita Malfatti. Cecília Meireles.

Resumo

Na modernidade, as relações interartes intensificam-se, pois o que caracteriza osmovimentos modernos são atividades, programas e manifestos partilhados por artistas devários campos. Com o Modernismo e o advento das chamadas correntes vanguardistas,renovam-se as experiências poético-pictóricas. O presente artigo pretende discutir ainterferência dos movimentos vanguardistas do início do século XX no processo decomposição artística brasileira. Tais discussões serão pautadas nas obras da artista plásticaAnita Malfatti e da poeta Cecília Meireles. Para tanto, o corpus selecionado é composto peloquadro “A mulher de cabelos verdes” (1915-1916) e pelo poema “Desenhos do sonho”,presente na obra Sonhos, publicada na coletânea Obra Completa (1994).

Biografia do Autor

Marcela V da Silva, UNESP

Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio deMesquita Filho (2013). Participa dos grupos de pesquisa “A Escrita no Brasil Colonial e suas relações” (UNESPAssis)e “Literatura e História: Memória e Representação” (UENP-Jacarezinho). Atua como ProfessoraColaboradora na área de Literatura Brasileira na Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Mariana M. T. da Silva, UENP

Graduada em Letras – Português/Literatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho. Participa do Grupo de Pesquisa “Literatura e Ensino”, na linhaLiteratura na escola: teorias e práticas. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária (2011/2012).

Moisés G. dos Santos Jr., UENP

Graduado em Letras – Português/Literatura pela Universidade Estadualdo Norte do Paraná, campus Jacarezinho. Participa do Grupo de Pesquisa “Literatura e História: Memória eRepresentação”. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (2010/2011).

Downloads

Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Dossiê: Leituras intersemióticas