A INFLUÊNCIA DO PERFIL DE LEITOR NAS HABILIDADES ORTOGRAFICAS

Autores

  • Jaime Luiza Zorzi CEFAC – Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica
  • Marisa T. Serapompa CEFAC – Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica
  • Adriana T. Faria CEFAC – Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica
  • Polyana S. Oliveira CEFAC – Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2008.4880

Palavras-chave:

Alfabetização – leitura – escrita – ortografia – aprendizagem – hábitos de leitura

Resumo

Tema: A influência do perfil de leitor nas habilidades ortográficasObjetivo: Partindo da hipótese de que certos hábitos e atitudes, como a altafreqüência da leitura, podem influenciar no conhecimento ortográfico reduzindo oserros da escrita, este trabalho tem por objetivo investigar as relações entrediferentes perfis de leitor e a aprendizagem da ortografia: mais especificamente,caracterizar diferentes perfis de leitor a partir de hábitos e atitudes; identificar umperfil de domínio ortográfico através da quantificação de erros e analisar aspossíveis relações entre os perfis de leitores de os perfis de ortografia.Material e Método: Participaram 268 crianças freqüentando da 1ª à 4ª séries doensino fundamental respondendo a um questionário acerca de hábitos e atitudesfrente à leitura, a fim de definir o perfil de leitor, assim como produzindo uma sériede escritos a fim de definir os níveis de conhecimento da ortografia.Conclusão: Constatou-se que há uma influência positiva em termos de perfil deleitor em relação ao domínio da ortografia, de modo que quanto mais ativo é oleitor, menor é o número de erros que se observa. Por outro lado, verificou-se queenquanto há um efeito favorável da intervenção escolar em termos doconhecimento ortográfico, o mesmo efeito não se observa quanto à formação deum número maior de crianças que se transformem em leitores mais ativos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais