A GUERRA DOS MÉTODOS NA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2008.4879Resumo
O presente artigo responde a quatro perguntas sobre método dealfabetização em leitura: (1) O método fônico é o mais eficaz para alfabetização?(2) Quais as principais diferenças entre o modelo fônico e oconstrutivista? (3) Segundo uma pesquisa feita pela revista Veja 60%das escolas adotam o modelo construtivista para alfabetização dos alunos.Por que a grande maioria opta por esse método? (4) Quais as vantagensque o aluno tem ao ser alfabetizado pelo método fônico?Comecemos pela primeira questão. Há uma guerra dos métodosde alfabetização em leitura, no Brasil e fora do Brasil, especialmente aEuropa, que, na verdade, dissimula uma outra guerra, de ordem ideológicae financista, entre especialistas no mundo da lectoescrita. Não é dehoje.Downloads
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.