Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2020.45846

Palavras-chave:

escrita conjunta. dados processuais. resenha

Resumo

Em toda sua obra, Mikhail Bakhtin evidencia a importância do outro na comunicação discursiva. Segundo o autor, todas as manifestações e relações da vida humana são atravessadas por relações dialógicas e a linguagem só existe na comunicação dialógica entre um eu e um outro, um falante e um ouvinte. Para ele, o outro é quem orienta a enunciação, pois as escolhas linguísticas dos interlocutores são feitas sob influência do destinatário e sua resposta antecipada. Trata-se da perspectiva dialógica da linguagem, cerne de toda discussão empreendida por Bakhtin (2011a; 2011b; 2011c; 2014; 2018). É a partir dela que buscaremos, neste artigo, compreender como acontece a escrita conjunta no processo de construção de uma resenha acadêmica escrita por duas duplas de estudantes universitários, observando as estratégias de negociação utilizadas, as escolhas linguísticas que fazem e a participação efetiva de cada indivíduo durante a produção textual, com vistas a verificar de que maneira um influencia o outro nesse processo. De modo geral, o que nossas análises mostraram é que a escrita conjunta só acontece efetivamente quando há contribuição, participação e escolhas de todas as partes, ainda que uma delas sobressaia em relação a outra.

Biografia do Autor

Márcia Helena de Melo Pereira, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, crítica genética, autoria e ensino de texto.

Anne Carolline Dias Rocha Prado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Linguística (PPGLin/UESB). Graduada em Letras Vernáculas (UESB). Bolsista do programa interno de bolsas de pós-graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Downloads

Publicado

2020-01-08

Edição

Seção

Dossiê: Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto