AS CONJUNÇÕES SOB UM PRISMA FUNCIONAL
Resumo
O estudo das conjunções, sobretudo nos ensino fundamental emédio, de uma maneira geral, tem deixado de lado uma análise calcadano contexto e no processo de interação verbal entre os indivíduospara se deter em mecanismos que não acrescentam um conhecimentomais amplo ao estudo do idioma. O que as gramáticas normativastêm feito, salvo raras exceções (MATHEUS et alii: 2003), élistar uma infinidade de conjunções vinculadas a uma construção lógico/ semântica, como se disso dependesse todo o estudo da análisedos conectivos. E quando mencionam as aplicabilidades dessas conjunções,em grande parcela das vezes, valem-se de exemplos canônicosretirados de grandes autores da Literatura ou já veiculados emoutras gramáticas. Raramente há discussões críticas acerca de certosempregos, e até mesmo a negação de outras variabilidades.Downloads
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.