LENDO E ESCREVENDO COM PRAZER PROFESSORES E ALUNOS REVISITAM MONTEIRO LOBATO
Resumo
Meu trabalho visa a refletir sobre a função do professor emcriar, com seus alunos, pelo exercício produtivo de decifração de enigmaque a linguagem propicia, um espaço de construção de sentidodo texto-contexto, e a demonstrar uma experiência de leitura dosprofessores sobre o processo de leitura e produção de textos dos alunosdo Infantil e fundamental, a partir de uma revisita guiada a MonteiroLobato, vendo-os, professores e alunos, como leitores-sujeitosdo rico sistema expressivo que é a linguagem literária. Para tal, fornecemosinstrumentos para que as crianças e professores quisessem epudessem adentrar-se pelas armadilhas do texto, percebendo, ambos,no enredamento das tramas sígnicas-textuais, as múltiplas possibilidadesde leitura que cada texto apresenta, incentivando-os a criarseus próprios textos ou a recriar a escrita de Lobato.Downloads
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.