JORNAL IMPRESSO E ENSINO DE LÍNGUA UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DO TEXTO JORNALÍSTICO

Joana Darc O. Canonico

Resumo


Com este trabalho pretendemos discutir o uso da Língua emtextos jornalísticos, destacando o papel social do jornal como instrumentode leitura de mundo e opção para aplicar a teoria didática textuala situações concretas de Língua. Para isto, reveremos os conceitosde texto, contexto, intertexto, polifonia e discurso noções essenciaispara se compreender os elementos que compõe o espaço do “diálogo”entre escritor/leitor. Abordaremos, ainda, as diferenças entreautor/enunciador, leitor/enunciatário, enunciado/enunciação, entidadesreais e subjetivas que se manifestam através do texto, comoproduto da manifestação lingüística do homem. Nosso trabalho tem oobjetivo de enfocar o texto numa perspectiva interacional, onde sãoprivilegiados os aspectos sociais da linguagem e os sujeitos participantesdeste processo.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons

SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

Revista do Departamento de Letras

Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ

Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br