Uma dolorosa aprendizagem: espaço (d)e escrita em António Lobo Antunes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2019.43351

Palavras-chave:

António Lobo Antunes, Espaço, Negatividade, Re-desterritorialização, Escrita

Resumo

Este artigo relaciona espaço e escrita nos três livros de estreia do escritor português António Lobo Antunes: Memória de elefante (1979), Os cus de Judas (1979) e Conhecimento do inferno (1980). O objetivo é, partindo das noções de território, desterritorialização e reterritorialização (Deleuze; Guattari, 1980; GUATTARI; ROLNIK, 1986), examinar o trânsito do então médico-psiquiatra Lobo Antunes pelo espaço africano durante a guerra colonial em Angola como aquilo que torna possível a escrita do texto literário ao ensejar, no escritor-em-formação, a conscientização do que Joseph Margolis (1975) definiu filosoficamente como negativities humanas – formas básicas de perda e limitação da vida e do sentido – e que Walter Benjamin (1933, 1936) relacionou à “destruição da experiência”. A análise realizada indica que, simultaneamente à desterritorialização relativa do espaço angolano pela negatividade da guerra colonial processa-se a desterritorialização absoluta do médico-psiquiatra e sua reterritorialização em escritor.

Biografia do Autor

Denis Leandro Francisco, Hankuk University of Foreign Studies (HUFS) Department of Brazilian Studies

Graduado em Letras (licenciatura plena em língua portuguesa e suas literaturas), mestre em literatura brasileira e doutor em literatura comparada (ênfase em literatura portuguesa), todos os títulos obtidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Assistant Professor na Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), Seul/Coreia do Sul, onde atua na área de Português Língua Estrangeira e Literatura Brasileira. Nessa universidade, é pesquisador e docente na Graduação em Estudos Brasileiros e coordena o Departamento de Estudos Brasileiros. Foi consultor selecionado pelo Ministério da Educação do Brasil (SESu/MEC) para coordenar o planejamento e a estruturação da área de Português Língua Estrangeira no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF - Português), de 2014 a 2016. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), atuou na área de Português Língua Materna, ministrando disciplinas de língua portuguesa, português instrumental, leitura e produção de textos e literatura brasileira para o Ensino Médio e para a Graduação. Tem participado, como elaborador, avaliador, supervisor e coordenador pedagógico, de diversas avaliações educacionais de larga escala na área de leitura e língua portuguesa, tais como Enem, Pisa, Saeb/Prova Brasil, além de exames de proficiência em português como língua estrangeira (Celpe-Bras). Seu livro de ficção "Zola e Ana Raio" foi selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil na Bologna Children's Book Fair 2017 e recebeu o Selo Catálogo Literário Autorias da Diversidade - Bibliotecas Escolas Mineiras concedido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

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Publicado

2019-10-05

Edição

Seção

Dossiê: Poéticas em trânsito: espaços, deslocamentos e temporalidades múltiplas