A expressão escrita como tentativa de assimilação e representação de uma nova cultura nos romances Nove noites, de Bernardo Carvalho e O enteado, de Juan José Saer

Autores

  • Kelly Viana dos Santos Universidade de Brasília
  • Sylvia Helena Cyntrão Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2019.43069

Palavras-chave:

Choque Cultural, Identidade narrativa, Mimese, Bernardo Carvalho, Juan Jose Saer.

Resumo

A busca de elucidação sobre acontecimentos ligados ao choque cultural vivido por quem decidiu deixar seu ambiente familiar e se aventurar em nova cultura totalmente desconhecida, torna-se objeto de investigação nos romances Nove noites (2002), do brasileiro Bernardo Carvalho e O Enteado (1983), do argentino Juan Jose Saer. Seja por meio da investigação jornalística (Carvalho) ou por meio da restauração de dados da memória (Saer), a expressão escrita se destaca como elemento de arrefecimento do choque cultural vivido, bem como de articulação de uma forma mais adequada de assimilação e de representação de uma nova cultura. Em ambos os casos, o decorrer do tempo e a distância espacial entre os acontecimentos e aqueles que se dispõem a narrá-los se demonstra como fator complicador. Em Bernardo Carvalho, há  reivindicação da expressão escrita como fonte de dados para a investigação dos acontecimentos e como auxílio à representação do personagem. Já no romance de Saer, a expressão escrita é ausente no momento dos acontecimentos, porém se faz necessária para completar a sua assimilação, no decorrer do tempo. Essas e outras questões serão analisadas mais detidamente neste estudo comparado, à luz dos conceitos de identidade narrativa e da tríplice mimese de Paul Ricoeur.

Biografia do Autor

Kelly Viana dos Santos, Universidade de Brasília

Doutoranda em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Professora de Artes na SEEDF.

Sylvia Helena Cyntrão, Universidade de Brasília

Professora Titular do Departamento de Teoria literária e Literaturas-TEL

Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Literatura-Póslit

Líder do Grupo de pesquisa Poéticas contemporâneas-Vivoverso

 

Downloads

Publicado

2019-10-05

Edição

Seção

Dossiê: Poéticas em trânsito: espaços, deslocamentos e temporalidades múltiplas