A arquitetura construcional do que nem na Língua Portuguesa: mudanças construcionais e construcionalização

Autores

  • Caio Aguiar Vieira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Valéria Viana Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2019.38149

Palavras-chave:

que nem, Linguística Funcional Centrada no Uso, Funcionalismo

Resumo

Neste trabalho, investigamos, sob o viés da Linguística Funcional Centrada no Uso – LFCU, as mudanças construcionais e a construcionalização do que nem utilizada na Língua Portuguesa como conector comparativo. Para tanto, a partir de uma análise quali-quantitativa, objetivamos, pelo prisma diacrônico, traçar a rota do pareamento de forma-função do que nem na Língua Portuguesa à luz dos tipos de contexto propostos por Diewald (2006) e, do ponto de vista sincrônico, analisamos, pela perspectiva construcional da mudança (BYBEE, 2010; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013; ROSÁRIO; OLIVEIRA, 2016; FURTADO DA CUNHA; BISPO; SILVA, 2018), o pareamento de forma-função do que nem e a sanção de novos nós na rede linguística com base nos corpora Popular e Culto de Vitória da Conquista – BA – Corpora PCVC e PPVC. Os resultados da pesquisa mostraram que um novo nó foi formado na Língua Portuguesa com configuração formal-funcional comparativa. Ademais, constatamos uma redução da composicionalidade do que nem, o aumento da esquematicidade e produtividade, evidenciando, assim, a expansão da classe hospedeira (HIMMELMANN, 2004), pois novos subesquemas foram acionados na rede, desempenhando a configuração formal-funcional de comparação, exemplificação e conformidade, aliado a um continuum crescente de (inter)subjetividade.

Biografia do Autor

Caio Aguiar Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGLin da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Integrante do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo – CNPq. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Valéria Viana Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Letras (área de concentração em Linguística e Língua Portuguesa) pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professora titular da Área de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - DELL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGLin. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLetras. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo – CNPq

Downloads

Publicado

2019-01-30

Edição

Seção

Dossiê: Novos encaminhamentos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso