Uma literatura do desassossego – interculturalidades e política em Neve de Orhan Pamuk

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.33698

Palavras-chave:

Orhan Pamuk, Romance contemporâneo, Interculturalidade, Política.

Resumo

A literatura do século XXI pode ser definida como uma produção que se preocupa com a experiência intercultural do sujeito em tempos globalizados e de convergência midiática. Nesse sentido, os escritores de agora buscam – a partir do mal-estar oriundo do entre-lugar (GUATELLI, 2012) pelo qual os sujeitos contemporâneos transitam – aproximar-se de discussões orientadas para o sentido do que ainda pode ser pensado sobre a política e os aspectos interculturais que permeiam nosso mundo. Sob este viés, interessa-nos investigar a construção narrativa de Neve, romance de Orhan Pamuk, publicado no Brasil em 2006, tecendo relações entre as noções de ficção e realidade, e como estas instâncias são mediadas pela televisão e pelo teatro e concorrem para problematizações interculturais e políticas dos tempos atuais (DEBORD, 1997). Acreditamos que essa análise permitirá compreender em que medida ocorrem, na ficção contemporânea, aproximações e distanciamentos entre o real e as imagens produzidas pela mídia, bem como de quais formas essa relação atravessa outros âmbitos da vivência, como a cultura, o social e o político.

Biografia do Autor

Ewerton de Freitas Ignácio, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Literaturas em Língua Portuguesa com estágio pós-doutoral em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER/UEG). Diretor do Campus Anápolis de CSEH. Editor dos periódicos Via litterae e Revista Nós, vinculados, respectivamente, aos seguintes PPGSS: IELT/UEG e TECCER/UEG. Membro do Comitê Interno de Pesquisa da UEG. Líder do Grupo de Pesquisa ERUDIO. Bolsista do Programa de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP) da UEG - Universidade Estadual de Goiás.

Emile Cardoso Andrade, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) na Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Cora Coralina - Cidade de Goiás.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Dossiê: A literatura em busca de um lugar neste século